11 carros chineses que podem chegar ao Brasil já em 2022

Confira 11 novidades que as montadoras chinesas Great Wall, BYD, Exeed e Caoa Chery preparam para o mercado brasileiro em 2022

7 nov 2021 - 12h03
(atualizado às 14h18)

Se você ainda tem preconceito contra carros chineses, é melhor mudar de ideia. Com o passar dos anos, os modelos têm evoluído cada vez mais. Com isso, várias montadoras chinesas passaram a disputar em condições de igualdade com marcas tradicionais do setor automotivo, inclusive no Brasil. A maior prova disso é a sino-brasileira Caoa Chery, que ocupa o 10º lugar entre as montadoras no mercado brasileiro, com quase o dobro de vendas da Ford (32.365 contra 16.499).

Além da Caoa Chery, outras chinesas também estão de olho no mercado brasileiro. Além da JAC Motors, que lançou os elétricos e-JS1 e e-JS1 EXT recentemente, a BYD também pretende oferecer modelos zero emissão muito em breve no país. Outra montadora prestes a chegar ao Brasil é a Great Wall, que adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), e que promete várias novidades para os próximos anos. Confira 11 carros chineses que devem chegar ao Brasil já a partir do ano que vem.

Publicidade
Caoa Chery Tiggo 5X Pro
Caoa Chery Tiggo 5X Pro
Foto: Divulgação

1. Caoa Chery Tiggo 5X Pro

Já flagrado em testes no Brasil, o Caoa Tiggo 5X Pro será a reestilização do atual Tiggo 5X. Previsto para estrear já no início de 2022, o SUV terá mudanças tanto no design quanto na mecânica. Esteticamente, as mudanças se resumem aos novos para-choques dianteiro e traseiro. A grade frontal será maior do que a atual, e terá formato hexagonal. Na traseira, as lanternas passam a ser interligadas por uma régua prateada.

Por dentro, o console terá linhas inspiradas no Tiggo 7, com direito a uma central multimídia de aspecto flutuante e painel de instrumentos digital. Segundo informações da Revista Quatro Rodas e do site Autos Segredos, o motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 210 Nm de torque deve ser mantido sob o capô. No entanto, o câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas deve ser substituído por um automático do tipo CVT.

BYD Han
Foto: Divulgação

2. BYD Han

Publicidade

O sedã elétrico BYD Han deve ser o primeiro carro de passeio da montadora chinesa oferecido no Brasil. Projetado pela equipe internacional de design da marca chinesa, o sedã elétrico chama a atenção pelo visual caprichado, que recebeu o prêmio internacional iF Design 2021. Na dianteira, os faróis de led são interligados por uma barra cromada com detalhes inspirados em antigas armaduras chinesas. Por dentro, o BYD Han traz uma central multimídia giratória de 12,8’’. O acabamento interno conta com materiais luxuosos.

Sob o capô, o BYD Han EV mais potente traz dois motores elétricos. Juntos, eles oferecem 494 cv e 680 Nm. Com tração integral, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 s e chega aos 190 km/h de velocidade máxima. O alcance elétrico varia entre 550 km e 605 km, dependendo da versão. Apesar da BYD ainda não ter revelado quando o sedã será lançado oficialmente no Brasil, as primeiras unidades do modelo já chegaram ao país, o que indica que o BYD Han deve chegar em breve ao mercado brasileiro, já em 2022.

Novo Caoa Chery Tiggo 7
Foto: Divulgação

3. Caoa Chery Tiggo 7 Pro

O Tiggo 7 Pro deve ser uma das principais novidades da Caoa Chery para 2022. Trata-se da nova geração do modelo, que estreou na China em 2019. No Brasil, a estratégia escolhida pela Caoa Chery pode ser semelhante à adotada com o sedã Arrizo 6. Como o Tiggo 7 Plus é baseado na nova geração do Tiggo 7, o novo SUV deve chegar ao país no ano que vem junto com a versão Plus, que traz acabamento mais refinado.

O design do novo Tiggo 7 Pro segue a atual identidade visual da montadora chinesa. O interior foi totalmente renovado, e ganhou uma central multimídia de 10,2″ com aspecto flutuante. O destaque do Tiggo 7 Pro deve ser a estreia de uma inédita versão híbrida-leve que promete fazer 17 km/l com gasolina. Ela combina um 1.5 turbo a um motor de partida elétrico de 48V. O conjunto oferece 170 cv e 250 Nm. O câmbio é um automático do tipo CVT.

Publicidade
BYD Song Plus
Foto: Divulgação

4. BYD Song Plus

Além do sedã Han, a BYD também pretende oferecer o SUV Song Plus no mercado brasileiro já em 2022. Com visual ousado e a promessa de rodar até 1.200 km com apenas um tanque de combustível, o BYD Song Plus já foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e será uma das principais apostas da montadora chinesa no Brasil.

Sob o capô, as versões híbridas do BYD Song Plus trazem um motor 1.5 turbo a gasolina de 110 cv e 135 Nm associado a um motor elétrico. Juntos, eles oferecem potência combinada de até 198 cv e 325 Nm de torque. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, e o modelo conta ainda com um modo de condução totalmente elétrico. O alcance é de até 110 km na versão mais potente e de 51 km nas configurações mais em conta.

Great Wall Poer
Foto: Divulgação

5. Great Wall Poer

Antes de produzir carros no Brasil, a Great Wall pode oferecer o modelo Poer no país já em 2022. Inicialmente importada, a picape média com capacidade de carga superior a 1 tonelada (1.050 kg) deve ser a principal aposta da montadora chinesa no mercado brasileiro, uma vez que o segmento é um dos mais aquecidos do país. Por isso, a Poer apostará numa lista de equipamentos recheada, que deve oferecer tecnologias de condução semiautônoma e recursos tecnológicos como a central multimídia de 9’’.

Na China, a Poer conta com três opções de motorização. A primeira delas é um 2.0 turbo a gasolina de 190 cv e 360 Nm. A outra é um 2.0 turbo diesel de 163 cv e 400 Nm de torque. Há ainda uma versão elétrica de 200 cv, que oferece 405 km de alcance. Sempre com um câmbio automático de 8 marchas, a picape pode ter tração dianteira ou 4x4, dependendo da versão. No Brasil, a Great Wall Poer terá oponentes de peso, como a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux.

Publicidade
BYD Tang
Foto: Divulgação

6. BYD Tang

A terceira novidade da BYD para o Brasil deve ser o SUV Tang. Com capacidade para 7 passageiros, o BYD Tang segue a atual identidade visual da montadora chinesa. Já flagrado em testes no país, o SUV traz dois motores elétricos, um em cada eixo, que oferecem 516 cv de potência combinada. A tração é integral, e de acordo com a BYD, o Tang acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

Por dentro, o BYD Tang traz a central multimídia giratória de 12,8’’, e conta com assentos de couro com funções de ventilação e aquecimento, 12 alto-falantes e iluminação ambiente de 31 cores. Equipado com uma bateria de 86,4 kWh, o BYD Tang pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW. O alcance do BYD Tang é de 505 km, e o SUV deve chegar ao Brasil em 2022.

Haval H6
Foto: Divulgação

7. Great Wall Haval H6

Junto com a picape média Poer, a chinesa Great Wall também deve trazer o SUV Haval H6 ao Brasil. Sucesso de vendas na China, o Haval H6 é um SUV médio do porte do Chevrolet Equinox. A terceira geração do modelo foi lançada em 2020, e traz design mais maduro do que as primeiras gerações do SUV. Caso realmente venha para o Brasil, o Haval H6 deve ser posicionado entre os Caoa Chery Tiggo 7 e o Tiggo 8.

Na China, o novo Haval H6 tem duas opções de motor e duas de transmissão. Uma delas é um motor 1.5 turbo de 171 cv e 285 Nm. A outra é um 2.0 turbo de 227 cv e 385 Nm. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem com 7 marchas. Um dos destaques do Haval H6 é o novo interior, bastante moderno, que traz painel digital e um display central de 12”. O novo SUV ainda não tem data para chegar ao Brasil, apesar de já ter sido registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Publicidade
Caoa Chery Tiggo 8 Pro
Foto: Divulgação

8. Caoa Chery Tiggo 8 Pro

Já flagrado em testes no Brasil, o novo Tiggo 8 Pro deve ser um dos principais lançamentos da Caoa Chery em 2022. Com novidades no visual e acabamento mais refinado, o Tiggo 8 Pro não será o substituto do atual modelo. O novo SUV de 7 lugares será produzido em Anápolis (GO), e deve ser oferecido em uma faixa de preços acima.

Sob o capô, o novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro deve manter o atual 1.6 turbo de 187 cv e 275 Nm que equipa o Tiggo 8, assim como o câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. A lista de equipamentos, no entanto, será mais recheada. Dentre os itens de série, o novo Tiggo 8 Pro deve trazer 8 airbags, bancos com ajustes elétricos e funções de aquecimento ou resfriamento, além de uma nova central multimídia.

Exeed LX
Foto: Divulgação

9. Caoa Exeed LX

A Caoa se prepara para o lançamento da marca de luxo Exeed no Brasil. O primeiro modelo da divisão sofisticada da Chery a chegar ao mercado nacional deve ser o SUV Exeed LX, que já foi flagrado em testes no país. O SUV é baseado no Tiggo 7, mas tem design diferente do modelo da Chery. O interior também é exclusivo, com destaque para o painel de instrumentos e da central multimídia, que contam com 12,3’’ cada. Visualmente, o conjunto lembra a central MBUX do Mercedes Classe A.

Sob o capô, o conjunto mecânico será o mesmo que equipa o Tiggo 8. Assim como os demais SUVs da Caoa Chery, o Exeed LX também deve ser produzido na fábrica da marca sino-brasileira em Anápolis (GO). No entanto, o SUV ainda não conta com uma data oficial de lançamento no país, podendo chegar apenas em meados do ano que vem ou apenas em 2023.

Publicidade
Exeed VX
Foto: Divulgação

10. Caoa Exeed VX

Outro lançamento da Caoa Exeed deve ser o SUV VX. Posicionado do topo do portfólio da montadora chinesa, o Exeed VX segue a mesma receita que o modelo LX, que é baseado no Tiggo 7. Com capacidade para 7 ocupantes, o VX é uma versão mais requintada do Tiggo 8. No entanto, o Exxed VX conta com design distinto e acabamento mais luxuoso do que o SUV já vendido no Brasil.

O Exeed LX conta com duas opções de motor na China. A mais em conta utiliza o mesmo conjunto do Tiggo 8 nacional. Já a versão mais potente é equipada com um motor 2.0 turbo de 254 cv e 389 Nm. Ambas as versões trazem sempre um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. A tração pode ser dianteira ou integral, e assim como o Exceed LX, o modelo VX deve chegar ao Brasil em meados do ano que vem ou apenas em 2023.

Haval Jolion
Foto: Divulgação

11. Great Wall Haval Jolion

A Great Wall também deve trazer o SUV Haval Jolion ao Brasil. Ele é um pouco menor do que o Haval H6, e tem porte semelhante ao do Jeep Compass e do Volkswagen Taos. Cogitado para ser um dos modelos da Great Wall produzidos na fábrica de Iracemápolis (SP), o Haval Jolion deve chegar ao país inicialmente importado. O design chama a atenção, e segue a atual identidade visual da montadora chinesa.

Sob o capô, o SUV chinês traz um motor 1.5 turbo de 150 cv e 220 Nm. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem com 7 marchas, e a tração é dianteira. Por dentro, o Haval Jolion traz painel de instrumentos digital e central multimídia de aspecto flutuante. Assim como os demais modelos da Great Wall, o Haval Jolion ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, podendo chegar em meados do ano que vem ou posteriormente.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se