Vulcão Semeru, na Indonésia, deixa um morto e 41 feridos

4 dez 2021 - 14h33

O vulcão Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado, causando a morte de uma pessoa e deixando outras 41 feridas, enquanto expelia enormes nuvens de cinza e fumaça, afirmaram autoridades.

Vídeos compartilhados por funcionários de emergência mostraram os moradores correndo, enquanto enormes colunas de fumaça e cinzas cobriam as aldeias próximas na província de Java Oriental.

Publicidade

O subchefe do distrito de Lumajang, Indah Masdar, afirmou em entrevista coletiva que uma pessoa morreu e outras 41 sofreram queimaduras.

As autoridades estavam montando tendas de evacuação, disse a agência de mitigação de desastres do país (BNPB). No entanto, as evacuações foram obstruídas por uma forte fumaça, disse o chefe da BNPB, Surahyanto.

A AirNav Indonesia, que controla o espaço aéreo da Indonésia, disse em um comunicado que a erupção "não casou um impacto significativo" nos voos.

Semeru, o mais alto da ilha de Java, é um dos quase 130 vulcões ativos na Indonésia. Entrou em erupção em janeiro, sem causar vítimas.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações