Valor de mercado da Alpargatas cresce R$ 455 milhões

Ações da proprietária da marca Havaianas encerram o pregão em alta, revertendo a desvalorização ocorrida na sessão anterior

23 dez 2025 - 20h12

A Alpargatas, empresa detentora da marca Havaianas, registrou valorização em seu valor de mercado nesta terça-feira (23). O desempenho das ações na bolsa de valores brasileira resultou na recuperação da capitalização perdida no dia anterior e na expansão do valor total da companhia, segundo a CNN.

A movimentação dos ativos ocorreu em um período de repercussão sobre a nova campanha publicitária da marca Havaianas
A movimentação dos ativos ocorreu em um período de repercussão sobre a nova campanha publicitária da marca Havaianas
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Ao final do pregão, as ações preferenciais da organização (ALPA4) apresentaram uma elevação de 4,02%, sendo negociadas a R$ 11,90. Simultaneamente, as ações ordinárias (ALPA3) registraram um incremento de 8,73%, atingindo o valor de R$ 10,96.

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No dia anterior, segunda-feira (22), os ativos preferenciais haviam recuado 2,39%. De acordo com dados da Elos Ayta Consultoria, o valor de mercado da Alpargatas havia passado de R$ 7,444 bilhões para R$ 7,292 bilhões naquela data, o que representou uma redução de R$ 152 milhões. Com a variação positiva desta terça-feira, a capitalização de mercado da empresa subiu para R$ 7,747 bilhões, um acréscimo de R$ 455 milhões em relação ao patamar anterior.

No acumulado do ano de 2025, a Alpargatas posiciona-se entre as 15 empresas com maior rentabilidade na bolsa do Brasil. O retorno registrado no período é superior a 113%. Este índice sucede um intervalo de quatro anos em que os papéis da companhia apresentaram quedas consecutivas.

A movimentação dos ativos ocorreu em um período de repercussão sobre a nova campanha publicitária da marca Havaianas, protagonizada pela atriz Fernanda Torres. No material de divulgação, a atriz utiliza o termo "pé direito" em uma analogia sobre as expectativas para o próximo ciclo.

No roteiro do vídeo, a peça publicitária apresenta a seguinte fala: "Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar... a sorte não depende de você. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés, os dois pés na estrada na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser". O conteúdo gerou críticas de representantes políticos, correlacionando a expressão ao espectro ideológico de direita.

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