Tailândia faz corrente de esperança por resgate de crianças perdidas em caverna

Tailandeses postam mensagens e desenhos pedindo desfecho positivo; 12 garotos do mesmo time de futebol estão desaparecidos junto com o treinador.

29 jun 2018 - 16h55
(atualizado às 17h07)
Tailandes estão postando nas redes sociais ilustrações que mostram os meninos sendo resgatados
Tailandes estão postando nas redes sociais ilustrações que mostram os meninos sendo resgatados
Foto: Twitter/@namwoon_ccw / BBC News Brasil

Doze garotos jogadores de futebol e seu treinador estão presos dentro de uma caverna na província tailandesa de Chiang Rai há quase uma semana.

Eles desapareceram depois de aparentemente saírem para explorar a caverna Tham Luang Nang Non, acompanhados pelo técnico de 25 anos. Os meninos têm idade entre 11 e 16 anos.

Publicidade

A enorme busca pelo grupo desaparecido tomou conta do país. E os tailandeses estão usando as redes sociais para uma corrente de apoio e esperança.

Uma hashtag que pode ser traduzida como "os estranhos que queremos conhecer mais" está sendo usada para transmitir a preocupação geral com o grupo. Outras hashtags que se traduzem em frases como "13 vidas devem sobreviver" e "Tragam para casa os jogadores Moo Pa" também são usadas.

Por causa das fortes chuvas que atingem o país nesta época do ano, a preocupação com os desaparecidos aumentou. Isso porque a caverna pode inundar ainda mais. Uma parte dela chegou a acumular água até uma altura de 5 metros.

As fortes chuvas que caem na Tailândia estão atrapalhando as buscas na caverna em Chiang Rai onde as crianças estão desaparecidas
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Com a entrada principal da caverna inundada, mergulhadores profissionais, equipes de resgate e militares têm trabalhado para encontrar uma alternativa.

Publicidade

Não se sabe em qual parte da caverna o grupo está preso. Algumas pegadas foram encontradas, despertando a esperança de que os meninos ainda estejam vivos.

As mensagens que as crianças enviaram antes de sair para explorar a caverna no sábado indicam que elas levaram tochas e comida.

"Eu perdi a esperança com as pessoas neste país, mas não hoje. [Este incidente] me faz saber que este país sempre tem esperança", disse um usuário no Twitter.

"As pessoas neste país [deixaram] seus preconceitos e se uniram de todas as formas possíveis, rezando para que as crianças sobrevivam. Espero que vocês estejam em segurança [meninos]".

Mergulhadores do Exército ajudaram nas buscas.

Repercussão no Twitter

Veja alguns posts sobre o caso no Twitter:

Publicidade

https://twitter.com/PunchSomboonsri/status/1011574645630201857

"Estou esperando que 13 pessoas voltem para casa", disse este usuário tailandês no Twitter. "Saiam. Todo mundo está esperando por vocês."

https://twitter.com/KrataiiReset/status/1012516844891062272

"Estou esperando para ouvir as palavras: 'A busca chegou ao fim, todas as 13 vidas estão seguras'", postou outro.

https://twitter.com/GiiiiiiiiiiF_/status/1012517437433044992

Alguns usuários de redes sociais compartilharam uma foto dos meninos sentados em um javali selvagem. Isso porque os garotos jogam no time Moo Pa, que significa javali em tailandês.

A equipe de futebol visitava sempre a caverna para treinamento e recreação.

Publicidade

https://twitter.com/nanniekon/status/1011994744803610624

https://twitter.com/Namwoon_ccw/status/1012359143779209218

Uma outra pessoa postou uma imagem dos garotos usando uniformes do time com a legenda "Vamos nos encontrar em breve".

https://twitter.com/romimjaebak/status/1012304468388413440

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se