RS: MP interdita lar de idosos após encontrar local em situação de higiene precária

“Foi uma vistoria de rotina, mas a situação estava tão ruim que instituição foi interditada”, disse promotora de Justiça

8 nov 2023 - 17h29
(atualizado às 17h45)
Idoso
Idoso
Foto: Reprodução/Unsplash

Uma Instituição para Longa Permanência de Idosos (ILPI) foi interditada pelo Ministério Público após uma equipe de inspeção encontrar o local em situação degradante de higiene.

A casa de acolhimento, localizada no Bairro Guarani, no Rio Grande do Sul, mantinha 27 idosos.

Publicidade

A vistoria aconteceu na segunda-feira, 6, em parceria com a Vigilância Sanitária de Novo Hamburgo. De acordo com a promotora de Justiça Juliana Maria Giongo, que realizou a inspeção, o local estava em péssimo estado.

“Havia um forte odor de urina em todos os cômodos, a cozinha estava suja, havia fezes de roedores e insetos, e presença de mofo em quase todas os móveis, especialmente nas paredes dos quartos, próximos às cabeceiras das camas”, conta ela.

Ainda segundo a promotora, a princípio, o intuito da vistoria não era a interdição. “Foi uma vistoria de rotina, mas a situação estava tão ruim que a ILPI foi interditada”, disse. De acordo com o MP, os familiares foram contatados pelo Serviço de Assistência Social do município e os idosos já estão com eles.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações