O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul, indicando que o estado deve enfrentar instabilidade intensa entre esta quinta-feira (8) e a sexta-feira (9), com risco de chuva volumosa, ventos fortes e queda de granizo.
Para a quinta-feira (8), foram publicados três avisos de nível amarelo, classificados como perigo potencial, com validade das 0h às 23h59. As áreas sob atenção incluem:
-
Noroeste do estado, abrangendo municípios desde Uruguaiana até a região das Missões;
-
Faixa Norte e Nordeste do território gaúcho;
-
Região Central, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte, Serra e partes da Campanha e do Norte.
Nessas localidades, a previsão indica chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, além de ventos entre 40 km/h e 60 km/h e possibilidade de granizo. O Inmet aponta baixo risco de interrupções no fornecimento de energia, danos em lavouras, queda de galhos e alagamentos pontuais.
Sexta-feira sob alerta laranja
Para a sexta-feira (9), a situação se torna mais preocupante. O Inmet emitiu um alerta laranja, classificado como perigo, válido até as 23h59, abrangendo todo o território do Rio Grande do Sul.
De acordo com o órgão, os ventos podem atingir velocidades entre 60 km/h e 100 km/h, enquanto o volume de chuva deve variar de 30 a 60 mm por hora, com acumulados diários entre 50 mm e 100 mm, aumentando significativamente o risco de alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e transtornos no trânsito.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).