PORTFÓLIO-Cautela dá tom a ações em maio com exterior e eleições no radar, dizem estrategistas

2 mai 2018 - 12h11

Maio começa com estrategistas mais cautelosos sobre as ações brasileiras, avaliando que dados econômicos e resultados corporativos mais fortes já estão incorporados aos preços, enquanto exterior mostra alguma indefinição e a eleição no país já está no radar dos investidores.

Para estrategistas da BB Investimentos, o Ibovespa sinaliza viés de baixa para o mês de maio, em um natural movimento de correção. De janeiro a abril, o Ibovespa acumulou alta de 12,7 por cento.

Publicidade

"Os investidores já precificaram a temporada de balanços do primeiro trimestre e as notícias econômicas favoráveis do país até aqui, focando ainda mais, a partir de agora, nas perspectivas eleitorais domésticas, que ainda estão incertas", escreveu a equipe da BB Investimentos em relatório a clientes.

As incertezas em relação às candidaturas para a sucessão presidencial devem adicionar volatilidade, com a definição final dos candidatos prevista apenas para o período entre o final de julho e meados de agosto.

"Investidores ficarão tentando visualizar no horizonte alguma chapa presidencial que dará continuidade a reformas e ajustes no campo político e fiscal", acrescentou o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos.

Estrategistas do BTG Pactual também veem investidores neste momento aparentemente mais preocupados com o desfecho das eleições, principalmente os locais, e não enxergam muitas mudanças nos próximos meses, esperando decisões apenas após a Copa do Mundo.

Publicidade

EXTERIOR

Do exterior, o comportamento da inflação norte-americana é visto como um fator de cautela, uma vez que pode influenciar o ritmo do aperto monetário nos Estados Unidos e assim o fluxo global de recursos. Nesse contexto, declarações de membros do Federal Reserve tendem a ser monitoradas.

"Investidores de renda variável estão atentos à velocidade do aumento na taxa de juros norte-americana, pois há a possibilidade de migração de recursos de países emergentes (para os EUA) assim como para renda fixa naquele país", destacou Chinchila.

Em relação à disputa comercial entre EUA e China, os estrategistas da BB avaliam que, momentaneamente, o assunto ficou em segundo plano, por conta da reaproximação da Coreia do Sul com a Coreia do Norte, através do encontro de seus líderes.

Veja abaixo cinco carteiras de ações para maio compiladas pela Reuters:

BB Investimentos

Publicidade

CCR

CSN

IRB

Itaú Unibanco PN

Klabin

Smiles

Taesa

Ultrapar

Publicidade

Vale

Via Varejo

BTG Pactual

Itaú Unibanco PN

Suzano

Lojas Americanas

Rumo

Localiza

Publicidade

Embraer

IRB

Equatorial

Cteep

Oi

Guide Investimentos

Azul PN

Cesp PNB

Publicidade

IRB

Locamerica

Qualicorp

Petrobras PN

Suzano

Tenda

TIM

Usiminas PNA

Publicidade

Terra Investimentos

Petrobras PN

MRV

Cemig PN

Valid

Natura

Banco do Brasil

Telefônica Brasil PN

Publicidade

XP Investimentos

Banco do Brasil

Lojas Americanas

Petrobras PN

Rumo

Suzano

B3

Usiminas PNA

Publicidade

IRB

Randon PN

Via Varejo Unit

Vale

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se