Olimpio diz que vai defender manutenção de Coaf com Moro

Senadores votam na terça a medida provisória que trata da reforma administrativa, a MP 870; entre outras medidas, ela devolve o Coaf para o Ministério da Economia

27 mai 2019 - 17h58
(atualizado às 18h42)

O líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), afirmou que vai defender a manutenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça e Segurança Pública, mesmo que o governo faça um apelo para que os senadores aprovem o texto da reforma administrativa como veio da Câmara, transferindo o órgão para o Ministério da Economia.

Líderes do governo, e o próprio presidente Jair Bolsonaro, fizeram um apelo na semana passada para que o Senado aprove o texto da Câmara e evite que a medida provisória da reforma administrativa perca a validade no próximo dia 3. Se os senadores fizerem uma alteração, a matéria retorna à Câmara dos Deputados com um prazo apertado.

Publicidade
O senador Major Olímpio no plenário do Senado Federal 
O senador Major Olímpio no plenário do Senado Federal
Foto: Roque de Sá/Agência Senado / Estadão Conteúdo

"O presidente já disse que, em último caso, abre mão. Ele pode abrir mão de um direito, eu não abro mão de uma obrigação", disse o líder do PSL, que acrescentou que o partido vai liberar a bancada para votar como quiser. De acordo com Major Olimpio, a Câmara teria tempo para votar as alterações do Senado porque isso acontece quando senadores analisam medidas provisórias no último dia do prazo. "Risco sempre existe e é hora de cada um de nós assumirmos a responsabilidade."

Sergio Moro
Foto: Jornal do Brasil

Major Olimpio citou que, na última sexta-feira, 24, havia 30 votos dos 41 necessários para que o Coaf continue nas mãos do ministro Sérgio Moro. Para ele, o posicionamento representa uma coerência com o programa de governo de Jair Bolsonaro e com a pauta das manifestações de domingo, 26.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações