Trump diz que adiará novo ataque ao Irã na esperança de um acordo rápido

2 ago 2026 - 14h14
(atualizado às 17h54)

O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos irão adiar um ‌novo ataque ao Irã, desde que um acordo seja alcançado rapidamente para interromper as ambições nucleares iranianas e reabrir o Estreito de Ormuz.

Trump afirmou no sábado à noite, em sua plataforma Truth Social, que o Irã e outros países do Oriente Médio pediram mais tempo para concluir um acordo que levaria à reabertura "imediata, completa e total" do estreito vital e ao "fim da ameaça nuclear iraniana".

Publicidade

Ele não mencionou os países na publicação, que foi feita após uma ligação telefônica com ⁠o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, da Arábia Saudita, um aliado dos EUA.

"Com base nesse pedido, concordei, para o benefício ‌futuro do MUNDO e, da mesma forma, para a sobrevivência de um Irã bem-sucedido e próspero, em cancelar o ataque, desde que seja possível chegar rapidamente a um ACORDO", escreveu Trump.

Israel "une-se a mim neste compromisso", disse ele.

IRÃ AFIRMA ‌ESTAR REFORÇANDO CAPACIDADE DE DISCUSSÃO

Publicidade

A aparente desescalada de Trump, após dias de ‌ameaças de novos ataques de ambos os lados, foi a mais recente reviravolta na guerra que os EUA ⁠e Israel iniciaram há cinco meses. Os ataques se espalharam pelo Golfo Pérsico, pelo Mar Vermelho e até mesmo por uma instalação no Mediterrâneo, no Egito. O Irã praticamente fechou o Estreito de Ormuz, uma via de passagem para 20% do petróleo e GNL do mundo antes da guerra, o que causou o aumento dos preços da energia e alimentou a inflação em geral.

Eli Cohen, ministro da Energia de Israel e membro do gabinete de segurança do primeiro-ministro Benjamin ‌Netanyahu, afirmou que existe uma estreita coordenação de segurança e inteligência entre Israel e os EUA sobre tudo o que acontece ‌na região. Mas acrescentou: "Com ou sem ⁠acordo, e independentemente de quaisquer ⁠compromissos externos, se o Irã tentar retomar seu programa nuclear ou avançar em sua indústria de mísseis balísticos, estaremos lá. Agiremos e ⁠atacaremos."

Trump e Netanyahu se reuniram na terça-feira em Washington, e um ‌oficial israelense afirmou que eles exploraram todos ‌os caminhos possíveis para conter o programa nuclear iraniano, incluindo diplomacia, pressão econômica e força. Teerã nega buscar armas nucleares. O ministro interino da Defesa do Irã, Brigadeiro-General Majid Ebn Al-Reza, disse que Teerã considera as recentes ameaças dos EUA como "guerra psicológica e cognitiva", mas que as está tratando com seriedade, acrescentando que o ⁠Irã reforçará sua preparação e dissuasão em vez de ser pego de surpresa ou permanecer passivo, informou a Press TV.

Em sua conversa telefônica com Trump, o príncipe herdeiro saudita enfatizou a "necessidade de priorizar o diálogo para reduzir as tensões" no Oriente Médio, de acordo com a agência de notícias estatal da Arábia Saudita.

Publicidade

Um funcionário da Casa Branca disse à Reuters que os dois conversaram, mas não forneceu detalhes.

PREÇO DO ‌PETRÓLEO DISPARA

Em uma reunião de gabinete na sexta-feira, Trump disse acreditar que os negociadores norte-americanos, incluindo seu genro Jared Kushner, o enviado especial Steve Witkoff e o secretário de Estado Marco Rubio, poderiam chegar a um acordo com ⁠o Irã. Com o fim do cessar-fogo de abril na guerra no mês passado, o preço dos contratos futuros do petróleo Brent, referência internacional, subiram 24%, e analistas consultados pela Reuters esperam que continuem a subir este ano. 

Trump argumentou que seu objetivo declarado de impedir que o Irã obtenha armas nucleares justifica o aumento dos custos de combustível no curto prazo, mas o impacto econômico negativo tem exercido pressão política sobre ele para encontrar uma maneira de encerrar a guerra.

Aumentando as preocupações da indústria energética, os aliados houthis do Irã no Iêmen começaram, nos últimos dias, a ameaçar o Estreito de Bab el-Mandeb, na extremidade oposta do Mar Vermelho em relação ao Canal de Suez, outra rota de exportação do petróleo bruto saudita.

Publicidade

A Divisão de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido informou, no sábado, ter recebido relatos de dois incidentes marítimos na costa de Omã. Em um deles, um projétil desconhecido atingiu um navio-tanque, danificando a casa de máquinas. No outro, o comandante de um navio-tanque relatou ter visto um grande respingo e uma explosão perto da embarcação, embora nenhum dano tenha sido relatado.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se