Trump diz ao NYT que espera inquérito justo sobre Rússia, mas que prazo é incerto

29 dez 2017 - 08h26
(atualizado às 08h47)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que acredita que será tratado com justiça na investigação de um procurador especial sobre a interferência da Rússia na eleição presidencial do ano passado nos EUA, mas que não sabe quanto tempo o inquérito demorará.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington 21/12/2017 REUTERS/Jim Bourg
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington 21/12/2017 REUTERS/Jim Bourg
Foto: Reuters

A investigação federal está pairando sobre a Casa Branca desde que Trump tomou posse, quase um ano atrás, e nas últimas semanas alguns de seus aliados acusaram o procurador especial do Departamento de Justiça, Robert Mueller, de ser tendencioso em relação ao presidente republicano.

Publicidade

Mas em uma entrevista ao jornal New York Times, Trump pareceu minimizar os temores a respeito da investigação, desencadeada pela conclusão de agências de inteligência norte-americanas de que a Rússia tentou ajudar Trump a derrotar a democrata Hillary Clinton roubando e divulgando emails constrangedores e disseminando propaganda.

"Não houve conluio. Mas acho que ele será justo", disse Trump no que o NYT descreveu como uma entrevista improvisada de 30 minutos em seu clube de golfe em West Palm Beach, na Flórida.

Mueller acusou quatro pessoas ligadas a Trump no inquérito. Moscou negou ter interferido na eleição.

Neste mês o vice-secretário de Justiça dos EUA, Rod Rosenstein, disse não estar a par de qualquer má conduta da equipe de Mueller.

Publicidade

Os advogados de Trump estão dizendo há semanas que acreditam que a investigação de Mueller terminará rapidamente, possivelmente até o final de 2017. Mueller não comentou quanto tempo ela tomará.

Trump afirmou ao NYT que não sabe quanto tempo a apuração levará. "Quanto ao prazo, não posso lhes dizer. Simplesmente não sei".

O presidente disse acreditar que um inquérito demorado "passa uma imagem ruim do país", mas que energizou sua base de apoiadores.

"O que ela fez foi revoltar a base e tornar a base mais forte. Minha base está forte como nunca", sustentou.

A entrevista foi uma interrupção rara na pausa de Natal de Trump na Flórida. Ele tem jogado golfe todos os dias, com exceção do dia de Natal, e se mantido discreto, com exceção de tuítes ocasionais.

O presidente passou um dia jogando golfe com o senador republicano David Perdue, da Geórgia, que vem defendendo uma legislação para limitar a imigração, e jantou na quinta-feira com o secretário de Comércio, Wilbur Ross, que postula políticas rígidas para o comércio internacional.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações