Trump cogita visitar a Índia em fevereiro

14 jan 2020 - 10h47

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está cogitando viajar à Índia no mês que vem, o que seria sua primeira visita à maior democracia do mundo desde que tomou posse três anos atrás, disseram fontes a par do assunto nesta terça-feira.

Presidente dos EUA, Donald Trump
13/01/2020
REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump 13/01/2020 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que tenta estreitar os laços com os EUA, já havia convidado Trump para assistir ao desfile anual do Dia da República da Índia no final deste mês, mas as autoridades dos EUA disseram que a data se chocaria com o discurso do Estado da União do presidente.

Publicidade

"Há um convite em aberto para ele visitar, os dois lados estão organizando as datas", disse uma das fontes.

Outra fonte disse que Trump pode ir na segunda quinzena de fevereiro e que pode visitar outra cidade além da capital Nova Délhi.

O Ministério das Relações Exteriores indiano não comentou de imediato a possível visita.

Índia e EUA forjaram laços políticos e de segurança estreitos, mas nos últimos anos os atritos comerciais se sobressaíram. Trump identificou a Índia muitas vezes como um dos países com as maiores tarifas do mundo e retirou uma concessão comercial essencial por esta razão.

Publicidade

Os dois lados vêm tentando firmar um novo acordo comercial limitado ao rebaixamento das tarifas, mas as negociações se depararam com problemas a respeito das questões mais amplas da privacidade de dados e dos controles sobre o comércio eletrônico.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se