URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Trump assina memorando de ajuda sanitária à Itália

Texto cita combate a "desinformação" russa e chinesa

11 abr 2020 - 10h41
(atualizado às 11h08)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (10) um memorando que determina o envio de ajuda humanitária e sanitária à Itália por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Donald Trump com o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, durante cúpula da Otan em dezembro de 2019
Donald Trump com o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, durante cúpula da Otan em dezembro de 2019
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O texto estabelece que o governo deve identificar excedentes de equipamentos que possam ser "distribuídos para fins humanitários na Itália" e facilitar o contato entre as autoridades do país europeu e companhias e ONGs americanas para a venda ou doação de materiais sanitários.

Publicidade

Além disso, Trump ofereceu os militares dos EUA alocados na Itália - cerca de 30 mil - para prover "serviços de telemedicina", facilitar a "montagem de hospitais de campanha" e transportar "suprimentos, combustível e alimentos".

As bases militares americanas na Itália também poderão tratar pacientes que não estejam com Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. O memorando ainda autoriza, de forma vaga, os departamentos responsáveis a "apoiarem a recuperação da economia italiana".

"A República Italiana, um de nossos mais próximos e antigos aliados, está sendo devastada pela pandemia de Covid-19, que já ceifou mais de 18 mil vidas, deixou boa parte do sistema de saúde italiano à beira do colapso e ameaça empurrar a economia italiana para uma profunda recessão", diz o memorando.

Em seguida, Trump afirma que o governo da Itália pediu ajuda dos EUA. "Apesar de a primeira responsabilidade do governo dos EUA ser com o povo americano, socorrer a Itália vai ajudar na luta contra a pandemia de Covid-19 e a mitigar o impacto da crise, ao mesmo tempo em que demonstra a liderança dos Estados Unidos em face das campanhas de desinformação da Rússia e da China, diminuindo o risco de reinfecções a partir da Europa nos Estados Unidos e mantendo as cadeias de fornecimento cruciais", acrescenta.

Publicidade

Recentemente, Trump também prometeu enviar US$ 100 milhões em materiais sanitários à Itália, que contabiliza 147,57 mil casos do novo coronavírus e 18,84 mil óbitos. Já os EUA somam mais de 500 mil infectados e 18,77 mil falecimentos.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se