Trump anuncia nomes para Conselho de Paz em Gaza, que inclui Blair e Milei

Erdogan, Rubio, Witkoff e Carney também foram indicados

17 jan 2026 - 11h26
(atualizado às 12h20)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (16) os nomes que devem compor o seu "Conselho de Paz" para a Faixa de Gaza, parte do plano de Washington para restaurar o enclave. Entre os convidados estão o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o mandatário da Argentina, Javier Milei.

Milei celebrou convite de Trump para integrar Conselho Executivo de Paz em Gaza
Milei celebrou convite de Trump para integrar Conselho Executivo de Paz em Gaza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A lista inclui ainda o chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney; os enviados especiais dos EUA, Steve Witkoff e Jared Kushner; e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga. Também foram indicados o empresário americano Marc Rowan e o assistente de Trump no Conselho de Segurança Nacional, Robert Gabriel.

Publicidade

"É hora de transformar sonhos em realidade", diz um trecho da carta-convite assinada por Trump, que presidirá o Conselho de Paz, "o maior e mais importante já reunido, que será estabelecido como uma nova organização internacional e de administração governamental de transição" no enclave.

"É uma grande honra para mim convidá-los a se juntarem a mim em um esforço histórico e grandioso para consolidar a paz no Oriente Médio e, ao mesmo tempo, adotar uma nova e ousada abordagem para a resolução deste conflito global", prossegue a mensagem enviada pelo republicano, relembrando que ele anunciou o plano de paz para Gaza no último 29 de setembro.

Blair, que chegou a ser retirado da lista de possíveis cotados para o conselho após uma resposta negativa de países árabes, se disse "honrado" com o convite.

"Agradeço ao presidente Trump por sua liderança na criação do Conselho da Paz e me sinto honrado por ter sido nomeado para seu Conselho Executivo", declarou Blair à AFP.

Publicidade

Milei, por sua vez, publicou o convite do americano no X, escrevendo na sequência: "É uma honra para mim ter sido convidado".

"Cada membro do Conselho Executivo supervisionará uma área específica, crucial para a estabilização e o sucesso a longo prazo de Gaza, incluindo, entre outros, o fortalecimento da capacidade de governança, as relações regionais, a reconstrução, a atração de investimentos, o financiamento em larga escala e a mobilização de capital", explicou a Casa Branca em comunicado.

A nota também especifica que Nickolay Mladenov, ex-enviado das Nações Unidas para a Paz no Oriente Médio e ex-ministro das Relações Exteriores da Bulgária, atuará como Alto Representante para Gaza e como elo de ligação entre o Conselho de Paz e o comitê técnico palestino, composto por 15 membros. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações