Trump agradece Kim por repatriação e diz esperar vê-lo logo

Presidente americano disse que 'não ficou surpreso' pela devolução dos restos mortais de soldados americanos

2 ago 2018 - 08h11

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira, 2, que espera ver "em breve" o líder norte-coreano Kim Jong-un, quem agradeceu pela devolução de possíveis restos mortais de soldados americanos mortos na Guerra das Coreias (1950-1953).

"Obrigado ao líder Kim Jong-un por manter sua palavra e começar o processo de devolvução dos restos mortais de nossos grandes e amados soldados", disse Trump, nas redes sociais. "Eu não estou nem um pouco surpreso por você adotar esse tipo de ação gentil"

Publicidade
Presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta líder norte-coreano, Kim Jong Un, durante cúpula em Cingapura
Presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta líder norte-coreano, Kim Jong Un, durante cúpula em Cingapura
Foto: KCNA / Reuters

Na mesma mensagem, o presidente completou: "Também gostaria de agradecer por sua carta agradável - espero vê-lo em breve!". Trump não deu mais detalhes sobre um suposto segundo encontro com o líder norte-coreano.

A promessa de repatriação dos restos mortais de soldados americanos foi firmada entre Trump e Kim durante a cúpula entre os dois líderes em Cingapura, em junho passado. No meio de julho, o líder norte-coreano enviou uma carta ao presidente americano dizendo que espera uma segunda reunião entre os dois. No entanto, não foi confirmado se esta é a carta que Trump se referiu nas redes sociais.

Mais cedo, Trump elogiou a "cerimônia incrivelmente linda" de repatriação conduzida no Havaí pelo vice-presidente, Mike Pence. Durante o evento, o governo anunciou que os restos entregues aos Estados Unidos provavelmente se tratam de soldados americanos que morreram no território da Coreia do Norte durante o confronto entre as duas Coreias nos anos 50.

"Eu sei que o presidente Trump é grato ao líder Kim por manter sua promessa, e nós vemos hoje esse progresso tangível em nossos esforços para alcançar a paz na península coreana", disse Pense, durante a cerimônia.

Publicidade

Ao todo, mais de 7,7 mil restos mortais de soldados americanos que morreram na Guerra das Coreias continuam desaparecidos. Cerca de 5,3 mil possivelmente estão em território norte-coreano. //REUTERS

Veja também

Top Político: Em derrota para Ciro, PSB faz acordo com PT e decide ficar neutro
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se