Tillerson diz que EUA estão dispostos a negociar com Coreia do Norte sem precondição

12 dez 2017 - 21h00
(atualizado às 21h18)

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse nesta terça-feira que os Estados Unidos estão dispostos a iniciar negociações diretas com a Coreia do Norte sem precondições, parecendo se afastar das exigências dos EUA de que Pyongyang primeiro aceite que qualquer negociação teria que se basear no desarmamento norte-coreano.

Tillerson faz discurso em Washington
 12/12/2017    REUTERS/Jonathan Ernst
Tillerson faz discurso em Washington 12/12/2017 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

"Apenas nos reunamos", afirmou Tillerson em um discurso em Washington, oferecendo uma nova abertura diplomática em meio a tensões sobre os avanços de armas da Coreia do Norte. "Nós podemos falar sobre o clima se quiserem. Podemos falar sobre se será uma mesa quadrada ou uma mesa redonda."

Publicidade

"Então podemos começar a elaborar um mapa, um roteiro do que talvez estivéssemos dispostos a trabalhar", disse Tillerson, sugerindo que qualquer contato inicial seria sobre estabelecer as regras básicas para as negociações formais.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações