Sarkozy responde a Strauss-Kahn e pede para que ele se explique na Justiça

O presidente francês e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, respondeu neste sábado ao ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn, que lhe acusou de estar por trás das acusações que o fizeram renunciar à candidatura presidencial.

"Senhor Strauss-Kahn, explique-se perante a justiça e pouparemos seus comentários", afirmou Sarkozy em comício em Clermont-Ferrand, no centro da França.

Em entrevista publicada neste sábado pelo jornal "The Guardian", o ex-responsável do FMI atribuiu o escândalo que destruiu sua candidatura à Presidência da França a inimigos políticos vinculados a Sarkozy e à governante União por um Movimento Popular (UMP).

Visivelmente zangado, Sarkozy atacou duramente Strauss-Kahn no início de seu comício.

"Respeito profundamente a presunção de inocência, mas quando uma pessoa está acusada do que ele está acusado, é preciso ter um mínimo de dignidade e pudor para se calar e não acrescentar ainda mais indignidade", afirmou.

O presidente lembrou que durante todo o processo contra Strauss-Kahn, tanto em Nova York, onde foi acusado de assédio pela camareira de um hotel, ou na França, onde é processado por proxenetismo agravado, nem ele nem seu entorno atacaram o ex-ministro socialista.

"Agora, em plena campanha das presidenciais, o senhor Strauss-Kahn se dispõe a dar lições de moral e dizer que eu sou o único responsável de tudo o que acontece a ele, é preciso contestar porque é demais", acrescentou.

Sarkozy deu a entender que as declarações de Strauss-Kahn foram induzidas por seu oponente para o segundo turno do dia 6, o socialista François Hollande. "Hollande apelou a um reforço de uma talha moral de peso. Agora a família está completa", brincou.

Na entrevista ao "The Guardian", Strauss-Kahn apresenta suas suspeitas de que foi submetido a uma vigilância dos serviços secretos franceses semanas antes de sua detenção e acusa pessoas vinculadas a Sarkozy de ter intervindo em ligações telefônicas.

O ex-diretor do FMI era então o favorito das enquetes para se transformar no candidato socialista à Presidência da França, mas sua detenção em Nova York acusado de assédio por uma camareira do hotel Sofitel acabou com sua carreira política.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se