A Rússia emitiu um mandado de prisão internacional contra o fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, acusado de "cumplicidade com o terrorismo".
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Serviço Federal de Segurança (FSB), o órgão de inteligência interna do país, em um comunicado oficial.
Nascido na Rússia, Durov tem passaportes da França e dos Emirados Árabes Unidos, país onde vive atualmente e no qual fica a sede de sua empresa.
Ele é acusado por Moscou de facilitar "atividades terroristas" ao não excluir canais e robôs do Telegram "utilizados pelos serviços especiais ucranianos e por organizações extremistas para preparar e coordenar atos de sabotagem e terrorismo na Rússia".
O comunicado do FSB cita o serviço de encontros Leonardo Dayvinchik, por meio do qual agentes de Kiev, se passando por mulheres, teriam contatado jovens russos para incentivá-los a praticar ações terroristas e de sabotagem.
Segundo o órgão de inteligência, pelo menos 46 cidadãos russos entre 12 e 22 anos foram presos no âmbito da investigação desde julho de 2025. O Telegram é restrito na Rússia, porém o próprio gabinete de imprensa do Kremlin e ministérios utilizam o aplicativo para se comunicar, enquanto cidadãos usam serviços de VPN para acessar a plataforma.