Rei Charles diz que ficou "chocado e entristecido" com ataque em Sydney

14 dez 2025 - 13h57

O rei Charles, da Reino Unido, disse que ele e a rainha Camilla ficaram "chocados e entristecidos" com o ataque a tiros que teve como alvo judeus durante uma celebração de Hanukkah na praia de Bondi, em Sydney, neste domingo, que tirou a vida de pelo menos 11 pessoas e deixou dezenas de feridos.

Charles é o chefe de Estado da Austrália, embora o cargo seja em grande parte cerimonial.

Publicidade

"Minha esposa e eu estamos chocados e entristecidos com o terrível ataque terrorista antissemita contra judeus que participavam da celebração de Chanucá na praia de Bondi", disse Charles em um comunicado publicado no X.

"Nossos corações estão com todos os que foram afetados de forma tão terrível, incluindo os policiais que ficaram feridos enquanto protegiam membros de sua comunidade. Elogiamos a polícia, os serviços de emergência e os cidadãos cujas ações heroicas, sem dúvida, evitaram um horror e uma tragédia ainda maiores."

O filho de Charles e herdeiro do trono, o príncipe William, e sua esposa Kate também expressaram suas condolências às vítimas e elogiaram a bravura dos socorristas. "Nossos pensamentos estão com todos os australianos hoje, após o terrível ataque na praia de Bondi", afirmaram.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, classificou o ataque como "repugnante", enquanto a polícia metropolitana de Londres afirmou ter reforçado a segurança em locais judaicos em resposta ao ataque neste domingo.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se