Quenianos alugam bebês para furar filas durante eleição

8 ago 2017 - 11h42
(atualizado às 12h43)
Bebê tem o dedo marcado para evitar que seja usado por eleitores que queiram furar a fila
Bebê tem o dedo marcado para evitar que seja usado por eleitores que queiram furar a fila
Foto: Reuters

Autoridades quenianas estão marcando os dedos de bebês que estão acompanhando suas mães nas eleições desta terça-feira, para combater aqueles que alugam crianças para aproveitar uma lei do país que permite que pais com filhos pequenos evitem longas filas.

"Cada mãe que vem com um filho, marcamos a mãe e também o filho", disse Tabitha Muigai, a presidente de uma seção eleitoral no distrito de Starehe, no centro de Nairóbi.

Publicidade

"(Se) uma mãe vem com um bebê, nós a avisamos que elas não podem dar a outras mães a mesma criança para furar as filas", disse.

O esquema de "bebês para aluguel" era comum em eleições anteriores no Quênia, muitas vezes marcadas por atrasos e longas filas. Na seção eleitoral de Muigai, centenas de quenianos fizeram fila ao redor do quarteirão, entusiasmados para eleger um novo presidente, parlamentares e representantes locais.

A eleição é a última vez em que o líder veterano de oposição, Raila Odinga, de 72 anos, enfrentará seu arquirrival, o presidente Uhuru Kenyatta, de 55 anos.

Mulher carregando bebê vota em seção eleitoral na cidade de Gatundu, no Quênia REUTERS/Baz Ratner
Foto: Reuters

Veja também

Pedestre quase é atropelada ao ser empurrada por corredor
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações