Quem era a paraquedista com mais de 400 saltos que morreu em queda no Reino Unido

Paraquedas de Jade Damarell não abriu; ela havia terminado um relacionamento no dia anterior

26 mai 2025 - 20h15
(atualizado às 21h48)
Jade Damarell ao lado do pai, da mãe e do cachorro da família
Jade Damarell ao lado do pai, da mãe e do cachorro da família
Foto: Reprodução

A morte da paraquedista Jade Damarell, de 32 anos, está sendo investigada pela polícia do Reino Unido. A vítima, que tinha experiência com mais de 400 saltos ao longo de sua carreira, morreu ao sofrer uma queda de 3 mil metros no Condado de Durham, no dia 27 de abril, após o seu paraquedas não abrir.

Segundo o Daily Mail, a investigação aponta para o que pode ter sido "um ato deliberado para tirar a própria vida". Um amigo contou ao veículo que todos estão "profundamente devastados e traumatizados" com a morte da paraquedista. 

Publicidade

O rapaz, que preferiu não ser identificado, afirmou que Jade vivia em uma comunidade de paraquedistas e que ela era louca pelo esporte. "Nos dois dias anteriores à sua morte, ela fez 11 saltos. Deve ter feito uns 80 saltos neste ano", disse.

Jade Damarell era paraquedista com ampla experiência
Foto: Reprodução

Nas redes sociais, a mãe de Jade, Liz Samuel, compartilhava registros da rotina da filha, que parecia ser bastante próxima da família. Em 26 de agosto de 2024, Liz comemorou o seu primeiro salto de paraquedas, incentivada pela filha. "Vi minha linda filha Jade voando livremente na minha frente, como uma ninja. De tirar o fôlego", escreveu. 

"Considerando meu medo de altura, ainda não consigo acreditar que consegui! Minha parte favorita foi estar sob o velame, eu simplesmente adorei, mas essa experiência me deixa ainda mais orgulhosa das incríveis habilidades de voo livre da Jade, agora, e foi incrível vê-la pousar com perfeição abaixo de nós e estar lá para me receber de volta em terra firme", completou Liz.

Fim de relação

Pessoas próximas a Jade revelaram ao Daily Mail que seu relacionamento com Ben Goodfellow, também paraquedista, havia terminado um dia antes do salto fatal. O casal, que mantinha uma relação de oito meses, dividia um quarto em uma propriedade alugada para profissionais da modalidade nas proximidades do aeroporto onde trabalhavam.

Publicidade

"Os dois eram inseparáveis. Eles passavam o tempo todo juntos, não interagiam com mais ninguém. Faziam saltos de paraquedas juntos o tempo todo", descreveu um amigo próximo.

Segundo informações, Ben, que além de paraquedista é vocalista e guitarrista da banda indie Post Rome, rompeu o relacionamento na véspera do acidente. No dia seguinte, enquanto ele trabalhava, Jade realizou o salto que terminou em tragédia. 

"Este não foi um acidente de paraquedismo. Infelizmente, acreditamos que ela pretendia tirar a própria vida. Ela saltou de paraquedas com outra pessoa, se separou, virou de costas e sofreu o impacto. Ela optou por não abrir o paraquedas e caiu de costas [no solo]", afirmou o amigo da skydiver ao Daily Mail.

Atenção! Em caso de pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, por e-mail, chat ou pessoalmente. Confira um posto de atendimento mais próximo de você (clique aqui).

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações