Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios

15 jul 2026 - 15h21
(atualizado às 17h11)

O ‌principal negociador do Irã, Mohammad Baqer Qalibaf, disse nesta quarta-feira que, caso o Irã ⁠não se beneficie ‌do memorando de entendimento com ‌os EUA, "não temos ‌motivo para ⁠respeitar tal acordo".

A segurança nacional do Irã depende da manutenção dos "arranjos iranianos" no Estreito ‌de Ormuz, acrescentou ‌Qalibaf ⁠em ⁠uma declaração publicada no Telegram.

Publicidade

Ele ⁠disse ‌que ‌a abordagem do Irã em relação à guerra com os ⁠EUA e às negociações para pôr fim a ela ‌deve se basear nos interesses nacionais, na segurança ⁠nacional e em uma perspectiva de longo prazo, acrescentando que Teerã não tem outra escolha a não ser contar com suas próprias forças.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações