Presidente do Equador diz que FBI ajudará a investigar assassinato de candidato

O ministro do Interior do Equador, Juan Zapata, declarou que os suspeitos em questão são estrangeiros

10 ago 2023 - 19h04
O candidato presidencial equatoriano Fernando Villavicencio fala durante um comício de campanha em Quito, Equador, 9 de agosto de 2023
O candidato presidencial equatoriano Fernando Villavicencio fala durante um comício de campanha em Quito, Equador, 9 de agosto de 2023
Foto: Reuters/Karen Toro/Foto de arquivo

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, afirmou que o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, estará ajudando nas investigações do assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio, morto a tiros nesta quarta-feira, 9, retornando de um evento de campanha.

"Solicitei apoio ao FBI para a investigação do assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio Valencia. A Agência Federal de Investigação e Inteligência dos EUA aceitou nossa solicitação e nas próximas horas uma delegação chegará ao país", publicou o líder nas redes sociais na tarde desta quinta (10).

Publicidade

Um grupo de homens encapuzados pediram a autoria do crime em vídeo que circula na internet. O grupo se identifica como a gangue Los Lobos. 

"Queremos deixar claro para toda nação equatoriana que cada vez que políticos corruptos não cumprirem com suas promessas antes estabelecidas, quando receberem nosso dinheiro – que são milhões de dólares –, para financiar suas campanhas, serão executados", diz um dos homens.

Facção diz que matou Fernando Villavicencio porque ele 'não cumpriu promessas'
Video Player

Lasso garantiu em entrevista que não reconhece o grupo, bem como não pode confirmar a autoria do vídeo divulgado. As autoridades locais ainda estão investigando o caso. 

Um suspeito morreu dentro de uma ambulância, após ser baleado durante troca de tiros com a equipe de segurança do político. Outros seis foram presos em operações de busca e apreensão, conforme informaões da Polícia Nacional do Equador.

Publicidade

Suspeitos de assassinar Fernando Villavicencio

Em entrevista, as autoridades equatorianas afirmaram nesta quinta-feira, 10, que os 6 indivíduos suspeitos de envolvimento com o assassinato do candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio, são de nacionalidade colombiana e fazem parte de uma organização criminosa internacional.

O ministro do Interior do Equador, Juan Zapata, declarou que os suspeitos em questão são estrangeiros. Logo em seguida, a polícia equatoriana confirmou que todos os seis indivíduos são colombianos.

Quem era Fernando Villavicencio, candidato à Presidência morto no Equador Quem era Fernando Villavicencio, candidato à Presidência morto no Equador

A morte de Fernando Villavicencio

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Fernando Villavicencio sofre o atentado a tiros. Nas imagens, é possível ver o presidenciável entrando em um carro ao deixar um evento em Quito e, em seguida, o tiroteio começa. Pessoas ao redor se agacham para se proteger. Assista:

Fernando Villavicencio: veja o momento em que candidato à presidência do Equador sofre atentado
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações