PUBLICIDADE

América Latina

Vídeo mostra momento em que candidato à presidência do Equador sofre atentado

Fernando Villavicencio foi assassinado com tiros quando deixava um evento em Quito, capital do país

10 ago 2023 - 08h55
(atualizado às 09h43)
Compartilhar
Exibir comentários
O candidato presidencial equatoriano Fernando Villavicencio agita uma bandeira equatoriana enquanto participa de um comício em Quito, Equador, 9 de agosto de 2023
O candidato presidencial equatoriano Fernando Villavicencio agita uma bandeira equatoriana enquanto participa de um comício em Quito, Equador, 9 de agosto de 2023
Foto: Reuters/Karen Toro

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Fernando Villavicencio, candidato à presidência do Equador, sofre um atentado a tiros. Ele foi assassinado quando deixava um evento em Quito, capital do país, na quarta-feira, 9.

Nas imagens, é possível ver Villavicencio entrando em um carro ao deixar o evento e, em seguida, o tiroteio começa. Pessoas ao redor se agacham para se proteger. Assista:

Fernando Villavicencio: veja o momento em que candidato à presidência do Equador sofre atentado:

O candidato, que ocupava o quinto lugar nas pesquisas de intenção de voto, foi assassinado a 11 dias das eleições no país, que serão realizadas em 20 de agosto.

A informação da morte foi confirmada pelo atual presidente do Equador, Guillermo Lasso. Em seu perfil em uma rede social, ele disse estar "indignado e chocado". Ele culpou o "crime organizado" pelo atentado que vitimou Villavicencio. 

Segundo as autoridades, nove pessoas ficaram feridas no atentado. Um suspeito da morte do candidato morreu devido a ferimentos sofridos durante o tiroteio que levou à sua captura. Seis pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no caso.

Equador declara estado de exceção e mantém eleição

Em pronunciamento na madrugada desta quinta-feira, 10, o presidente equatoriano decretou estado de exceção no país, bem como luto de 3 dias para 'honrar um patriota'. Lasso classificou o atentado como "um crime político" e uma tentativa de "sabotar o processo eleitoral", mas garantiu que as eleições, marcadas para o dia 20 de agosto, estão mantidas.

"Diante da perda de um democrata e um lutador, as eleições não estão suspensas. Ao contrário. Estas serão realizadas, e a democracia precisa se fortalecer. Essa é a melhor razão para ir votar e defender a democracia", disse Lasso.

Com o estado de exceção, as Forças Armadas do país ficarão nas ruas em todo o território nacional por 60 dias para a "segurança dos cidadãos, a tranquilidade do país e das eleições livres e democráticas de 20 de agosto", pontuou o presidente.  *Com Reuters

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade