Premiê britânico diz que Reino Unido deve ser "mais ousado" na busca por laços com a UE

24 ago 2026 - 21h23
Resumo
Em visita a Kiev, o primeiro-ministro britânico, Andy Burnham, afirmou ao presidente do Conselho Europeu, António Costa, que o Reino Unido precisa ser mais ousado na aproximação com a União Europeia. Burnham defendeu utilizar a cooperação atual em defesa e segurança para ampliar as relações em todas as áreas, destacando a cúpula entre o Reino Unido e o bloco europeu, prevista para este ano, como uma oportunidade essencial para fortalecer essa parceria bilateral.

O primeiro-ministro ‌britânico, Andy Burnham, disse ao presidente do Conselho Europeu, António Costa, que Londres deve ser mais ousada na busca por laços mais ⁠estreitos com a União Europeia, ‌e que a cúpula entre o Reino Unido e a ‌UE prevista para este ‌ano oferece essa oportunidade, ⁠informou seu gabinete nesta segunda-feira.

Burnham se reuniu com Costa no final do domingo, durante viagem a Kiev para copresidir uma reunião da ‌chamada "Coalizão dos Dispostos", em sua primeira ‌visita à ⁠Ucrânia ⁠desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro.

Publicidade

Segundo ⁠seu gabinete, ‌Burnham disse ‌a Costa que o Reino Unido deveria aproveitar a cooperação existente em defesa e segurança com ⁠os aliados europeus e buscar uma colaboração mais estreita em todas as esferas do relacionamento.

O líder britânico disse ‌a Costa que o Reino Unido "precisa ser mais ousado no sentido ⁠de se aproximar do bloco", afirmou uma porta-voz de Downing Street sobre as conversas entre os dois líderes.

"Isso inclui aproveitar os laços estreitos de defesa e segurança já estabelecidos entre o Reino Unido e os aliados europeus para promover uma maior cooperação em todas as áreas do relacionamento."

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações