Polícia de Ohio, nos EUA, mata adolescente negra de 16 anos

Episódio ocorreu no dia do julgamento do caso George Floyd

21 abr 2021 - 12h17
(atualizado às 12h28)

Em meio à comoção pelo julgamento de Derek Chauvin pelo assassinato do segurança negro George Floyd, a polícia de Ohio, no Meio-Oeste dos Estados Unidos, matou uma adolescente negra envolvida em uma suposta tentativa de esfaqueamento.

Ma'Khia Bryant (esquerda), 16 anos, foi morta pela polícia em Columbus
Ma'Khia Bryant (esquerda), 16 anos, foi morta pela polícia em Columbus
Foto: Reprodução/Facebook / Ansa - Brasil

O episódio ocorreu às 16h45 (horário local) da última terça-feira (20), na capital do estado, Columbus, e motivou protestos na cidade, em meio à tensão nos EUA por causa da brutalidade policial e da violência racial.

Publicidade

O chefe da polícia de Columbus, Michael Woods, afirmou que os agentes respondiam a uma chamada de emergência de uma pessoa que temia ser esfaqueada. Imagens da câmera corporal do policial que atirou na adolescente, identificada como Ma'Khia Bryant, de 16 anos, a mostram segurando uma faca de cozinha em meio a uma confusão envolvendo várias pessoas.

"Achamos que seria importante compartilhar isso com a comunidade e sermos transparentes sobre esse incidente", declarou Woods. O prefeito de Columbus, Andrew Ginther, disse que a morte da jovem foi uma "situação horrível e de partir o coração".

No mesmo dia, um júri popular condenou o ex-policial branco Derek Chauvin pelo homicídio de George Floyd, crime ocorrido em maio de 2020, em Minneapolis, e que desencadeou uma onda de protestos contra a violência racial nos EUA.

Chauvin foi considerado culpado de homicídio em segundo grau (quando o crime é intencional, mas não premeditado), homicídio de terceiro grau (quando se age sem levar em consideração o risco à vida humana) e homicídio culposo de segundo grau (quando se assume o risco de matar alguém ao ter uma atitude imprudente).

Publicidade

A pena será anunciada nos próximos dias, mas o ex-policial pode pegar até 75 anos de prisão.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações