Pará reage a críticas de Merz a Belém: 'Preconceito'

Bolsonaristas, no entanto, endossaram falas de chanceler alemão

18 nov 2025 - 09h26
(atualizado às 09h58)

Autoridades do Pará reagiram às declarações críticas a Belém feitas pelo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, após sua participação na Cúpula do Clima que antecedeu a COP30, enquanto setores da oposição elogiaram as falas do líder europeu.

Chanceler Friedrich Merz durante Cúpula do Clima em Belém
Chanceler Friedrich Merz durante Cúpula do Clima em Belém
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O chefe de governo alemão afirmou, durante um evento com empresários de seu país, que sua comitiva, que esteve na capital paraense até sexta-feira passada (14), "ficou feliz ao ir embora" da cidade, comparando as condições enfrentadas pela delegação às da Alemanha.

Publicidade

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), reagiu de imediato, afirmando que o estado "abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor". "Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso do chanceler alemão revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado", acrescentou.

Já o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), disse que o chanceler "destila preconceito e arrogância na sua fala".

Além disso, fontes do governo Lula classificaram as declarações como "grosseiras" e "inacreditáveis", mas evitaram uma resposta pública para não atrapalhar as negociações de alto nível que ocorrem na reta final da COP, segundo informou a CNN Brasil.

Por outro lado, o senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que Lula "gastou milhões de impostos para queimar o filme do Brasil no mundo todo", enquanto a deputada bolsonarista Bia Kicis (PL) acusou o governo de fazer o país "passar vergonha internacional".

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações