Papa Leão XIV cita Musk e critica bônus bilionários a executivos

Pontífice celebrou aniversário no Vaticano e condenou disparidade entre salários de chefes de empresas e funcionários

14 set 2025 - 18h15
(atualizado às 19h00)
Papa Leão XIV completa 70 anos neste sábado, 14
Papa Leão XIV completa 70 anos neste sábado, 14
Foto: Vatican Pool/GettyImages

O papa Leão XIV celebrou neste domingo, 14, seu 70º aniversário no Vaticano. Imagens divulgadas pela Igreja Católica mostram o pontífice ao lado de um bolo, cercado por religiosos.

Pela manhã, ele presidiu uma missa na Praça de São Pedro. Durante a celebração, cumprimentou fiéis de Roma e peregrinos de diversos países. "Parece que vocês sabem que hoje estou completando 70 anos", disse, em italiano. "Agradeço ao Senhor, aos meus pais e a todos que se lembraram de mim em oração."

Publicidade

Em entrevista divulgada no mesmo dia, Leão criticou os altos bônus pagos a executivos de grandes empresas. Ele citou o caso da Tesla, que propôs remuneração de US$ 1 trilhão ao CEO Elon Musk. "Se essa é a única coisa que ainda tem valor, então estamos em apuros", afirmou.

A conversa ocorreu no fim de julho para uma biografia que será publicada em breve, segundo a agência Reuters. O Vaticano divulgou o material neste domingo.

O pontífice comparou a disparidade salarial de hoje com a realidade dos anos 1960. Naquela época, disse, presidentes de empresas recebiam de quatro a seis vezes mais que os funcionários. Hoje, a diferença pode chegar a 600 vezes, disse Leão. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações