O papa Leão XIV, por meio do Dicastério para o Serviço da Caridade, encaminhou ajuda de primeira necessidade aos países do continente asiático que foram duramente afetados pelas enchentes catastróficas do final de novembro.
Diversos países da região, entre eles Sri Lanka, Indonésia, Vietnã e Tailândia, foram amplamente atingidos por chuvas torrenciais de monção que, combinadas com vários ciclones tropicais, provocaram inundações e deslizamentos de terra.
De acordo com as autoridades locais, quase 1,8 mil pessoas morreram e milhares continuam desaparecidas. Para piorar a situação, as equipes de resgate enfrentam inúmeras dificuldades, já que vilarejos inteiros permanecem isolados depois que pontes e estradas foram destruídas pela força da água e da lama.
No Angelus do último domingo (7), o Papa expressou sua proximidade com as populações gravemente afetadas pelos desastres naturais. Ele afirmou que está rezando pelas vítimas e pediu à comunidade internacional que faça gestos concretos de solidariedade. .