Padre astrônomo defende batismo de alienígenas: "Todos fazem parte da criação de Deus"

Novo diretor do observatório astronômico do Vaticano declarou a jornal que acolheria seres extraterrestres

28 out 2025 - 18h36
Richard Anthony D’Souza, diretor do Observatório do Vaticano
Richard Anthony D’Souza, diretor do Observatório do Vaticano
Foto: Reprodução/vaticanobservatory.va

Diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, a Specola Vaticana, o padre jesuíta indiano Richard Anthony D’Souza, 47, disse em entrevista ao jornal britânico The Telegraph que não apenas receberia seres alienígenas, como também estaria disposto a batizá-los.

“A teologia teria que se reinventar e considerar esses outros seres”, explicou D’Souza. “Todos eles fazem parte da criação de Deus.”

Publicidade

O padre pesquisador da formação e evolução das galáxias lembrou que “ainda não temos nenhuma evidência de vida extraterrestre, mas se for descoberta, certamente provocará muita discussão teológica”. Segundo ele, a partir daí, “a religião teria de se adaptar e refletir sobre o lugar dessas criaturas no universo espiritual.”

Para D’Souza, fé e ciência não são antagonistas: “A astronomia nos lembra de nossa pequenez diante do cosmos, mas também do nosso papel na criação de Deus”, filosofa.

O religioso assumiu a direção do observatório em questão no mês de julho. Fundada em 1582, a Specola Vaticana é um dos institutos do ramo mais antigos do mundo.

D’Souza é graduado em Física, possui doutorado pelo Instituto Max Planck de Astrofísica (Alemanha) e pós-doutorado pela Universidade de Michigan (EUA).

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se