Sobe para 23 número de mortos em terremoto no Afeganistão

26 out 2015 - 10h26

Pelo menos 23 pessoas morreram e outras 130 ficaram feridas pelo terremoto de 7,5 graus na escala de Ritcher que atingiu o nordeste do Afeganistão nesta segunda-feira.

Das mortes, 12 foram confirmadas na província de Takhar, vizinha à região do epicentro do tremor, Badakhshan, indicou Sanaullah Timori, porta-voz do governador regional, e e 8 em Nangarhar.

Publicidade

Javid Faiçal, porta-voz do chefe do governo afegão, Abdullah Abdullah, indicou em sua conta no Twitter que Cabul recebeu "relatos de danos e feridos desde o nordeste do país".

Na capital de Badakhshan, Faizabad, várias pessoas ficaram feridas e muitas casas foram danificadas pelo terremoto, confirmou Navid Farotan, porta-voz do governador provincial, à Agência Efe.

"As comunicações estão interrompidas na maior parte da província e não podemos estabelecer contato", explicou.

Na cidade de Jalalabad, separada do epicentro por duas províncias, também houve mortes, e "quase todas" as forças policiais da região foram enviadas para "tirar as pessoas soterradas nas casas destruídas", confirmou o porta-voz da polícia regional, Hazrat Hussain Mashriqiwal.

Publicidade

O epicentro do terremoto foi em Hindukush, região montanhosa escassamente povoada que faz parte da cordilheira do Himalaia e é compartilhada por Afeganistão e Paquistão.

Este terremoto é o de maior intensidade no sul da Ásia desde abril, quando um terremoto no Nepal de 7,8 pontos na escala Richter deixou cerca de nove mil mortos.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se