Obama ordena sanções contra moeda e setor automotivo do Irã

3 jun 2013 - 18h58
(atualizado às 19h35)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta segunda-feira uma ordem executiva com novas sanções ao Irã dirigidas a pressionar sua moeda, o rial, e seu setor automotivo, informou a Casa Branca. As sanções estão focadas em "isolar o governo iraniano pelo contínuo descumprimento de suas obrigações internacionais", indicou em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. É a primeira vez que o rial é objeto de sanções diretas por parte do governo americano.

Com a ordem executiva assinada por Obama, está autorizada a imposição de sanções "a instituições financeiras estrangeiras que com pleno conhecimento realizem ou facilitem transações significativas para a compra ou venda de rial iraniano". Em relação ao setor automotivo, as novas sanções penalizam a venda, provisão ou transferência de bens ou serviços para a montagem no Irã de veículos leves e pesados, de acordo com a Casa Branca.

Publicidade

A ordem presidencial contempla também sanções para aqueles que proporcionem "apoio material" a pessoas ou entidades iranianas previamente sancionadas pelas autoridades americanas. "As medidas adotadas hoje são parte do compromisso do presidente Obama para evitar que o Irã adquira uma arma nuclear", explicou Carney no comunicado.

À medida que aumenta a pressão sobre o governo iraniano "temos a porta aberta a uma solução diplomática", disse o porta-voz de Obama ao ressaltar, no entanto, que o tempo para negociar "não é ilimitado". Na semana passada, os EUA anunciaram novas sanções contra várias companhias da indústria petroquímica do Irã, considerada a segunda fonte de receita do governo iraniano, dentro de sua campanha de pressão a Teerã em relação ao seu programa nuclear.

Essas sanções acontecem um dia depois de o Departamento do Tesouro anunciar que permitirá a exportação de telefones celulares e outros aparelhos de comunicação para favorecer os cidadãos iranianos, ao suspender uma proibição que estava em vigor desde 1992.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se