Netanyahu volta a Israel com divergências com EUA evidentes

25 mar 2010 - 16h49
(atualizado às 16h59)

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu chegou nesta quinta-feira a Israel de uma viagem aos Estados Unidos, onde ficou ainda mais evidente a tensão política com o presidente americano, Barack Obama, pela expansão de assentamentos judaicos em Jerusalém Oriental.

O chefe de Governo israelense deve analisar nesta sexta-feira a estratégia para contornar os desencontros com seu principal aliado, que, ao contrário do que era esperado, cresceram com a viagem a Washington.

Apesar de num primeiro momento ter se informado que, após chegar a Israel, Netanyahu convocou uma reunião com ministros para analisar a situação, funcionários de seu escritório disseram que não há qualquer reunião prevista para a noite de hoje.

A imprensa local informou que a reunião foi adiada para o meio-dia (hora local) de amanhã, aparentemente devido ao cansaço do primeiro- ministro e à necessidade de analisar vários aspectos antes das conversas.

O chamado ''gabinete dos sete'', que participaria da reunião, é formado pelos principais nomes do Governo. Além de Netanyahu, do ministro da Defesa, Ehud Barak, e do chanceler, Avigdor Lieberman, é integrado pelos vice-premiês Moshe Yaalon e Dan Meridor; o ministro do Interior, Eli Yishai, e o ministro Beny Begin (sem pasta).

Apesar do frio encontro com Obama na Casa Branca, que parece evidenciar o estado da relação entre os dois países, Netanyahu recebeu hoje o apoio de vários ministros. Horas antes de sua chegada, eles louvaram "a determinação" e "a coragem" do premiê para enfrentar as pressões americanas.

O ministro do Interior e chefe do partido ortodoxo sefardita Shas, Eli Yishai, qualificou de "privilégio" ter sido responsável pela aprovação da construção de milhares de casas em colônias judaicas em Jerusalém Oriental.

O vice-primeiro-ministro Silvan Shalom declarou que a construção na parte oriental de Jerusalém - algo praticado por todos os Governos anteriores desde a ocupação, há quatro décadas - é "incondicional".

"Como chegamos ao ponto em que construir em Jerusalém se tornou um obstáculo? Se piscarmos agora, perderemos tudo e o Governo cairá", defendeu.

O jornal "Yedioth Ahronoth" qualificava hoje de "humilhação" o tratamento dado por Obama a Netanyahu.

Ao perguntar sobre os próximos passos de Israel pelo diálogo com os palestinos, Obama não ficou satisfeito com as vagas respostas recebidas e insistiu na necessidade de ações concretas.

Também veio à tona o espinhoso tema da construção nas colônias judaicas em território ocupado, detonante para as divergências, quando Israel anunciou a edificação de 1.600 moradias durante a visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden.

Washington viu o anúncio como uma humilhação ao vice de Obama e, segundo alguns comentaristas locais, o presidente quis tratar Netanyahu na mesma moeda, particularmente após saber que Israel tinha dado o sinal verde definitivo a outras 20 moradias em Jerusalém Oriental.

Na reunião, Obama pediu a Israel vários gestos, sem contrapartida, em relação aos palestinos, entre os quais citou a ampliação, em setembro próximo, da moratória parcial de dez meses na construção nos assentamentos judaicos na Cisjordânia de modo que inclua também Jerusalém Oriental.

Também estão incluídos o recuo do Exército israelense às posições anteriores à eclosão da Segunda Intifada (2000) e a libertação de centenas de presos palestinos.

Netanyahu se reuniu na quarta com o enviado especial da Casa Branca para o Oriente Médio, George Mitchell e, antes de partir para Israel, frisou: "Acho que encontramos o caminho dourado entre nosso desejo, junto ao dos americanos, de fazer avançar o processo de paz e manter a política tradicional israelense".

No entanto, por enquanto não se vislumbra que o atual Governo israelense possa harmonizar os interesses de EUA e Israel, o que levou analistas políticos a prever que, para que isso ocorra, Netanyahu deveria se aproximar ao Kadima, partido de centro liderado por Tzipi Livni.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se