Explosão em fábrica no Iêmen mata pelo menos 25, dizem médicos e moradores

1 abr 2015 - 08h38
(atualizado às 08h38)

Uma explosão em uma fábrica de laticínios na cidade portuária de Hodaida, no Iêmen, matou pelo menos 25 funcionários, de acordo com fontes médicas, e lados diferentes atribuíram a explosão a um ataque aéreo da aliança liderada pela Arábia Saudita ou a um foguete de uma base militar próxima.

Fábrica de laticínios alvo de explosão em Houdieda, no Iêmen. 01/04/2015
Fábrica de laticínios alvo de explosão em Houdieda, no Iêmen. 01/04/2015
Foto: Stringer / Reuters

O incidente aparenta ser um dos maiores casos de mortes de civis desde que a aliança liderada pelos sauditas começou uma campanha de ataques aéreos contra a milícia Houthi no Iêmen, em 26 de março.

Publicidade

Um site do Exército dividido do Iêmen, que em grande parte apoia os houthis, disse que 37 trabalhadores foram mortos e 80 ficaram feridos na fábrica de laticínios "durante os ataques aéreos agressivos" que atingiram o local na noite de terça-feira.

Fontes médicas na cidade disseram que 25 funcionários do local foram mortos na fábrica, que fica localizada perto de um campo militar leal ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, aliado dos houthis.

Moradores e testemunhas contactados pela Reuters disseram que os ataques aéreos atingiram a fábrica pouco depois da meia-noite na quarta-feira. Outros disseram que foguetes lançados da base -possivelmente como retaliação contra os bombardeios- atingiram a fábrica.

A operação da Arábia Saudita e outros Estados muçulmanos sunitas tem como objetivo impedir os houthis e o ex-presidente Saleh de assumirem o controle total do país. A aliança quer reintegrar o presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi.

Publicidade

Os ataques aéreos durante a noite atingiram posições houthis perto da fronteira saudita no norte do Iêmen, bases militares no centro, infraestruturas de defesa aérea na província de Marib e uma posição da guarda costeira perto de Hodaida.

(Reportagem de Mohammed Ghobari no Cairo e Mohammed Mukhashaf e Sami Aboudi em Áden)

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações