URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Com eleição de moderado no Irã, EUA querem diálogo sobre programa nuclear

A Casa Branca afirmou que está disposta a negociar uma solução diplomática sobre o programa nuclear iraniano

15 jun 2013 - 16h37
(atualizado às 16h53)
Rohani em frente a cartaz com a imagem do aiatolá Khami em comício em Teerã no dia 1º de junho
Rohani em frente a cartaz com a imagem do aiatolá Khami em comício em Teerã no dia 1º de junho
Foto: AP

Os Estados Unidos se declararam preparados este sábado para um contato "direto" com o Irã sobre seu programa nuclear depois que o moderado Hassan Rohani venceu as eleições presidenciais do país.

A Casa Branca disse que este contato estaria destinado a alcançar "uma solução diplomática que satisfaça totalmente as preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear iraniano".

Publicidade

O Ocidente suspeita que o programa nuclear do Irã tem como objetivo desenvolver armas nucleares, mas o Irã insiste que tem fins pacíficos, como a geração de energia.

A Casa Branca informou em um comunicado que respeita o desejo do povo iraniano e saudou a participação nas eleições, elogiando "sua coragem em fazer com que suas vozes sejam ouvidas".

Segundo o Executivo, a votação na sexta-feira foi celebrada em meio a um clima de falta de transparência, censura da mídia, da internet e de mensagens de texto e de "um intimidador ambiente de segurança que limitou a liberdade de expressão e reunião".

"No entanto, apesar destes obstáculos e limitações do governo, o povo iraniano estava determinado a agir para forjar seu futuro", acrescentou.

Publicidade

"É nossa esperança que o governo iraniano atenda o desejo do povo iraniano e faça escolhas responsáveis que criem um futuro melhor para todos os iranianos", destacou o comunicado.

"Os Estados Unidos estão prontos para se aproximar do governo iraniano diretamente a fim de alcançar uma solução diplomática que responda completamente às preocupações da comunidade sobre o programa nuclear do Irã", acrescentou.

Rohani ficou à frente do prefeito conservador de Teerã, Mohammad Bagher Ghalibaf, e do chefe dos negociadores na questão nuclear, Said Jalili, que era apoiado pela ala dura do regime.

Após uma campanha morna, o aliado do ex-presidente moderado Akbar Hachemi Rafsandjani, foi beneficiado pela desistência do candidato reformista Mohammad Reza Aref e recebeu o apoio na terça-feira do líder dos reformistas, Mohammad Khatami.

Publicidade

'Vitória contra o extremismo'

O novo presidente iraniano saudou "a vitória da moderação sobre o extremismo" em uma mensagem lida neste sábado na televisão estatal. "Esta vitória é a da inteligência, da moderação, do progresso (...) sobre o extremismo", afirmou Rohani.

Ele pediu também que a comunidade internacional "reconheça os direitos" do Irã ao se referir às negociações nucleares com as grandes potências. "No cenário internacional, com a oportunidade criada por esta grande epopeia popular, que aqueles (os países ocidentais) que pregam a democracia, o entendimento, o livre diálogo, falem com respeito ao povo iraniano e reconheçam os direitos da República Islâmica para que ouçam uma resposta apropriada", afirmou.

Enquanto o país sofre uma grave crise econômica devido às sanções ocidentais impostas ao Irã por causa de seu controverso programa nuclear, Rohani assegurou que "a presença poderosa" do povo "trará calma, estabilidade e esperança em matéria econômica".

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações