Bahrein acusa Catar de "escalada militar" por chegada de tropas turcas

26 jun 2017 - 08h18

O ministro de Assuntos Exteriores do Bahrein, Khalid bin Ahmed Al Khalifa, acusou nesta segunda-feira o Catar de uma "escalada militar" na crise diplomática pela chegada ao país de tropas turcas.

Em uma mensagem do Twitter, Al Khalifa disse que a crise diplomática do Catar com os países vizinhos foi até agora "política e de segurança", mas a "chegada de exércitos estrangeiros e armamento é uma escalada militar".

Publicidade

O Bahrein, junto à Arábia Saudita, Emirados Árabes e Egito, romperam as relações diplomáticas com o Catar há quatro semanas e impuseram uma série de sanções econômicas a esse país alegando que apoia grupos terroristas e pelos seus vínculos com o Irã.

Desde que a crise começou, a Turquia aumentou as tropas que tem na sua base catariana e além disso ajudou ao país com o envio de alimentos.

Os quatro países deram um ultimato ao Catar para que aceite uma lista de exigências, que incluem o fechamento da rede de televisão Al Jazira, a cessação de apoio a grupos terroristas e à Irmandade Muçulmana e que vincule sua política exterior com a dos parceiros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

O Governo catariano rechaçou todas as acusações de apoio ao terrorismo e, ainda que afirme que aceita negociar, também rejeita qualquer ingerência estrangeira na sua política interior.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se