Arábia Saudita e aliados lançam ataques aéreos contra rebeldes Houthi no Iêmen; EUA apoiam ação

25 mar 2015 - 21h47
(atualizado às 21h47)

A Arábia Saudita e seus aliados do Golfo Árabe lançaram uma operação militar envolvendo ataques aéreos no Iêmen contra os combatentes Houthi, que reforçaram seu domínio sobre a cidade de Aden, sul do país, onde o presidente iemenita tinha se refugiado, disse o enviado saudita em Washington nesta quarta-feira.

Embaixador saudita nos EUA Adel Al-Jubeir concede entrevista em Washington. 25/03/2015.
Embaixador saudita nos EUA Adel Al-Jubeir concede entrevista em Washington. 25/03/2015.
Foto: Joshua Roberts / Reuters

Os Estados Unidos estão apoiando a operação militar da Arábia Saudita no Iêmen, declarou uma autoridade dos EUA à Reuters, sem dar mais detalhes sobre o tipo de apoio.

Publicidade

O embaixador saudita Adel al-Jubeir disse a jornalistas que uma coalizão de 10 países participam da campanha militar, numa tentativa de "proteger e defender o governo legítimo" do presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi.

Ele se recusou a dar qualquer informação sobre o paradeiro de Hadi.

No início de quinta-feira (horário local), aviões de guerra lançaram um ataque contra o aeroporto de Sanaa e a base aérea militar al Dulaimi da capital iemenita, segundo moradores e uma autoridade.

O ataque ocorreu após o anúncio feito pela Arábia Saudita que tinha começado uma campanha militar para defender o governo do presidente Hadi.

Publicidade

As forças de Hadi, baseadas principalmente no sul do país, estão sob ataque da milícia xiita Houthi, que tem controle de Sanaa desde setembro.

(Por Matt Spetalnick, Yeganeh Torbati e Sandra Maler, com reportagem adicional de Mohammed Ghobari em Dubai)

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações