Número de mortos em queda de avião na Índia sobe para 279

Novo balanço foi divulgado neste sábado, 14; vítimas estão sendo identificadas por meio de exame de DNA

14 jun 2025 - 10h17
Resumo
O acidente com o avião da Air India, que caiu em Ahmedabad na última quinta-feira, deixou ao menos 279 mortos, incluindo moradores no solo; uma única pessoa sobreviveu; as causas ainda estão sendo investigadas.
Índia recupera caixa-preta de avião em Ahmedabad
Video Player

O acidente com o avião da Air India, que caiu na última quinta-feira, 12, em Ahmedabad, na Índia, deixou ao menos 279 mortos. É o que aponta um novo balanço divulgado neste sábado, 14. 

De acordo com a agência de notícias AFP, a informação foi obtida por uma fonte policial sob condição de anonimato. O número de mortos é contabilizado por corpos ou partes de corpos que foram encaminhados para o hospital da cidade desde que ocorreu a queda. 

Publicidade
Vista do local após a queda de um avião após a decolagem do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, no estado de Gujarat, no oeste da Índia, em 12 de junho de 2025. O acidente ocorreu na região de Meghaninagar, de acordo com uma reportagem da Press Trust of India, citando autoridades locais.
Vista do local após a queda de um avião após a decolagem do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, no estado de Gujarat, no oeste da Índia, em 12 de junho de 2025. O acidente ocorreu na região de Meghaninagar, de acordo com uma reportagem da Press Trust of India, citando autoridades locais.
Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images

O registro anterior dava conta de 265 vítimas. O novo balanço inclui 38 pessoas que estavam no solo quando a aeronave caiu em um bairro residencial. As demais vítimas eram tripulantes e passageiros do Boeing 787. 

Os corpos estão sendo identificados por meio de exames de DNA. Segundo o ministro do Interior, Amit Shah, o número definitivo de vítimas será divulgado assim que o processo for concluído.

Avião caiu nas dependências da B J Medical College, na Índia
Foto: Saurabh Sirohiya/NurPhoto/Getty Images

Agora, a Air India está fazendo a revisão de sua frota. Conforme a companhia informou neste sábado, nove Boeings 787 já passaram por inspeção e as demais aeronaves devem ser revisadas em até 24 horas. Essa foi uma determinação das autoridades de aviação da Índia para que a empresa volte a operar com o modelo. 

O acidente

O avião, que seguia para Londres, caiu poucos minutos após a decolagem. A aeronave atingiu o alojamento de uma faculdade de medicina, em uma área residencial. O impacto ocorreu por volta do horário do almoço.

Publicidade

Uma única pessoa sobreviveu ao acidente: Viswash Kumar, de 40 anos, estava a bordo do voo AI171 e escapou pela saída de emergência da aeronave. Ele conseguiu ligar para o pai logo após a queda e está hospitalizado. 

Últimas palavras de piloto de avião que caiu na Índia foram 'falha de motor', diz jornal
Video Player

Não faço ideia de como saí desse avião”, disse, segundo relato do irmão Nayan Kumar Ramesh. A família vive em Leicester, na Inglaterra. Minutos antes do acidente, Viswash havia enviado uma mensagem ao pai avisando que o voo estava prestes a decolar.

O voo AI171 da Air India caiu no refeitório do BJ Medical College (BJMC), uma renomada faculdade de medicina em Ahmedabad, Índia , em 12 de junho de 2025, enquanto os alunos almoçavam no local. Não há informações sobre vítimas no prédio. O avião com destino a Londres transportava 242 pessoas a bordo.
Foto: EYEPRESS via Reuters Connect

De acordo com a polícia local, o sobrevivente estava na poltrona 11A, ao lado de uma saída de emergência. “Ele estava perto da saída de emergência e conseguiu escapar pulando pela porta”, afirmou a policial Vidhi Chaudhary, em Ahmedabad. Ainda não está claro se ele saltou antes ou depois do impacto.

'Teve um barulho muito alto, e o avião caiu', diz sobrevivente de acidente aéreo na Índia
Video Player

Em entrevista ao jornal Hindustan Times, Viswash relatou que, ao se levantar após o acidente, viu corpos ao seu redor. “Fiquei com medo. Me levantei e corri. Havia pedaços do avião por todo lado. Alguém me segurou, me colocou em uma ambulância e me trouxe ao hospital”, contou.

Publicidade

O voo emitiu um alerta de emergência ("mayday") segundos após a decolagem. As causas da queda ainda estão sendo investigadas. Imagens do impacto e da explosão foram registradas por câmeras de segurança e por moradores da região.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações