Nem todos os papas foram eleitos por conclave; entenda o que é a aclamação

Cinco papas foram eleitos pelo método abolido por São João Paulo II em 1996

26 abr 2025 - 09h00
(atualizado às 14h16)
Roma no último conclave, em 2013
Roma no último conclave, em 2013
Foto:

Após o funeral do papa Francisco, a Igreja Católica começa a se preparar para a escolha de seu novo líder. O processo, um dos mais famosos do mundo, é cercado por mistérios e tem uma ritualística particular, cheia de simbologias.

Nos últimos séculos, o conclave --palavra que vem do latim cum clavis, que significa fechado com chave e se refere à prática de confinar os cardeais para permitir que eles escolham um novo papa sem interferência externa-- tem sido a maneira como os bispos de Roma são eleitos.

Publicidade

Mas, na história da Igreja, essa não foi a única forma. A aclamação, por exemplo, já foi um dos métodos de eleição papal, que chegou a eleger cinco pontífices.

A aclamação já foi um dos métodos de eleição papal. O método de eleição está contido nas Constituições de Gregório XV Aeterni Patris Filius e Romanum decet Pontificem, a constituição de Urbano VIII Ad Romani Pontificis Providentiam

Para esse método de eleição, todo o Colégio dos Cardeais precisa estar reunido e, por unanimidade, proclamar um dos candidatos Sumo Pontífice, sem a formalidade de votação. 

Mais de 250 mil fiéis se reuniram no Vaticano para funeral do papa Francisco
Video Player

Esta eleição obrigatoriamente devia ser feita sem consulta prévia ou negociação, pois a aclamação era considerada proveniente do Espírito Santo, daí o nome do método.

Publicidade

Apenas cinco papas foram eleitos dessa maneira: Gregório I, em 590; Gregório III, que, em 731, foi eleito durante o cortejo fúnebre de seu antecessor; e Gregório VI, que, em 1073, foi escolhido após o povo de Roma começar a chamar por seu nome de batismo e acabou confirmado pelos cardeais. Clemente X também teve o nome chamado pelo povo durante um conclave em 1670. Seis anos depois, Inocêncio XI recebeu o trono também por aclamação.

Em 1996, a constituição de João Paulo II, Universi Dominici Gregis, proibiu esse tipo de eleição.

Lula, Trump e Milei: líderes mundiais comparecem a funeral do papa Francisco no Vaticano
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações