Morre Dick Cheney, ex-vice dos EUA e arquiteto da 'guerra ao terror', aos 84 anos

Cheney esteve no poder durante o governo de George W. Bush, entre 2001 e 2009

4 nov 2025 - 08h56
(atualizado às 10h45)
Resumo
O ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney, figura influente e controversa no governo George W. Bush e arquiteto da "guerra ao terror", faleceu aos 84 anos devido a complicações de saúde.
Morre Dick Cheney, ex-vice dos EUA e arquiteto da 'guerra ao terror', aos 84 anos
Video Player

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney morreu aos 84 anos, de acordo com comunicado de sua família emitido nesta terça-feira, 4. Cheney morreu na noite de segunda-feira, 3, após complicações provocadas por uma pneumonia e por problemas cardíacos e vasculares.

Figura controversa, ele foi um dos vice-presidentes mais poderosos da história dos Estados Unidos. Cheney esteve no poder durante o governo de George W. Bush, entre 2001 e 2009 e é considerado o principal arquiteto da "guerra ao terror". 

Publicidade
O vice-presidente Dick Cheney em 28 de janeiro de 2008
O vice-presidente Dick Cheney em 28 de janeiro de 2008
Foto: Divulgação/Casa Branca (Foto por David Bohrer)

Nascido em Lincoln, no estado de Nebraska, em 30 de janeiro de 1941, Cheney cresceu em Casper, no Wyoming. Formado em Artes pela Universidade de Wyoming, iniciou uma carreira no serviço público em 1969, quando ingressou em cargos na Casa Branca durante o governo Nixon.

Em 1975, durante a presidência de Gerald Ford, Cheney foi nomeado assistente do presidente e chefe de gabinete da Casa Branca. Dois anos depois, foi eleito como o único congressista do Wyoming na Câmara dos Representantes dos EUA. Ele foi reeleito cinco vezes.

Dick Cheney na produção 'The World According To Dick Cheney'
Foto: Prime Video

Também atuou como Secretário de Defesa no final da década de 1980 e início dos anos 1990, quando teve papel de liderança em ações militares durante a Guerra do Golfo na administração de George Bush, pai de George W. Bush.

Em 2000, foi escolhido pelo Partido Republicano como candidato a vice na chapa de George W. Bush na eleição presidencial daquele ano. Após ser eleito ao lado de Bush, Cheney teve influência nas questões de segurança estadunidenses depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. A partir daí, foi um dos arquitetos da Guerra ao Terror e da Guerra do Iraque.

Publicidade

No filme Vice (2018), que acompanha sua ascensão política à vice-presidência, Cheney é interpretado por Christian Bale, que ganhou um Globo de Ouro e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo papel.

Christian Bale caracterizado com o ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney
Foto: Reprodução/IMDb

Cheney era casado com Lynne Ann Vincent desde 1964. Além da esposa, ele também deixa duas filhas, três netas e três netos.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações