Meloni elogia 'mudança de postura' de Trump com Putin

EUA ameaçaram Rússia com sanções mais rígidas para chegar à paz

15 jul 2025 - 12h51
(atualizado às 13h28)

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, elogiou nesta terça-feira (15) a mudança de postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação a seu homólogo na Rússia, Vladimir Putin, que insiste em prosseguir com a guerra na Ucrânia.

Meloni elogiou Trump por nova postura sobre a guerra na Ucrânia
Meloni elogiou Trump por nova postura sobre a guerra na Ucrânia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Continuamos a não ver progressos do lado russo, que continua a atacar civis [ucranianos] de forma cada vez mais brutal, demonstrando o pouco compromisso de Moscou em construir a paz que todos buscamos, apesar do desejo de diálogo do governo Trump, que Putin decidiu não abraçar", disse Meloni em comunicado divulgado pelo Palazzo Chigi após se reunir com o chanceler da Áustria, Christian Stocker, em Roma.

Publicidade

O mandatário americano, que em abril chegou a acusar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de prolongar o confronto no leste europeu, iniciado em fevereiro de 2022 após forças de Moscou invadirem o território de Kiev, agora afirma estar "decepcionado" com o líder russo.

"Observamos uma mudança de postura por parte dos EUA e a saudamos", acrescentou Meloni, após Trump ameaçar a Rússia na última segunda-feira (14) com "tarifas secundárias" de 100% se Putin não chegar a um acordo de paz com a Ucrânia em até 50 dias. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações