Lula critica possível invasão dos EUA em Cuba e chama embargo de 'vergonha'

'Cadê a autodeterminação dos povos?', declarou o presidente brasileiro

20 abr 2026 - 14h21
(atualizado às 14h55)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira (20) uma possível invasão militar dos Estados Unidos contra Cuba, na esteira das pressões do governo de Donald Trump para derrubar o regime vigente na ilha há quase 70 anos.

Presidente Lula discursa em Hanôver, na Alemanha
Presidente Lula discursa em Hanôver, na Alemanha
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Eu serei contra a invasão a Cuba assim como fui contra a da Venezuela, da Ucrânia, de Gaza, do Irã. Eu sou contra a falta de respeito à integridade territorial das nações", disse o petista ao lado do chanceler alemão, Friedrich Merz, em Hanôver.

Publicidade

"Cadê a autodeterminação dos povos? Cadê o respeito aos direitos humanos? Cadê o respeito à Carta da ONU?", questionou o mandatário progressista.

Lula também reiterou as críticas ao embargo americano contra Cuba, "vítima de um bloqueio de 70 anos que é uma vergonha mundial". "O país não teve a chance, depois da revolução, de conseguir definir seu destino, com uma potência fazendo um bloqueio ideológico", salientou.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações