Anúncio do primeiro-ministro é feito após crescente pressão dentro do Partido Trabalhista para que ele passasse cargo a novo líder diante da queda de popularidade.O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22/06) sua renúncia ao cargo de premiê e à liderança do Partido Trabalhista, que está no poder.
"A pergunta que meu partido está fazendo agora é se estou na melhor posição para nos liderar na próxima eleição geral", disse Starmer, durante seu breve pronunciamento diante da residência oficial do premiê, no número 10 de Downing Street. "Ouvi a resposta da minha bancada parlamentar a essa pergunta e aceito essa resposta com serenidade."
Starmer afirmou que permanecerá como primeiro-ministro interino até que um novo líder trabalhista seja escolhido, nas próximas semanas.
Starmer é o sexto primeiro-ministro em uma década a anunciar uma saída prematura. A renúncia ocorreu um dia antes do décimo aniversário do "sim" do Reino Unido para deixar a União Europeia, uma decisão que ainda agita a economia e a política do país.
Popularidade em queda
O anúncio foi feito após crescente pressão dentro do partido para Starmer passar o cargo a um novo líder que possa tentar reanimar o governo, que enfrenta dificuldades.
Ele está no cargo desde que liderou o Partido Trabalhista a uma vitória esmagadora nas eleições de julho de 2024. Desde então, sua popularidade e a do partido despencaram.
Starmer passou o fim de semana refletindo sobre seu futuro após a vitória de seu rival interno, Andy Burnham, numa eleição especial para uma cadeira no Parlamento. Burnham, até a semana passada prefeito da Grande Manchester, concorreu com o objetivo de desafiar Starmer pela liderança do partido e do país.
O Partido Trabalhista está perdendo eleitores liberais para o Partido Verde e enfrentando a ascensão do Reform UK, partido anti-imigração liderado por Nigel Farage que lidera consistentemente as pesquisas de opinião em todo o país.
Elogios na política externa
O presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou-se antes mesmo de qualquer anúncio, associando a possível saída de Starmer a dois de seus temas recorrentes de crítica: imigração e energia renovável.
"Keir Starmer renunciará ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Ele fracassou miseravelmente em duas questões muito importantes: IMIGRAÇÃO e ENERGIA (ABRAM A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO MAR DO NORTE!). Desejo-lhe tudo de bom! Presidente DJT", publicou Trump em sua plataforma de rede social.
Não ficou claro se Trump estava reagindo a notícias da imprensa sobre os planos de Starmer. Os dois líderes não conversaram durante o fim de semana. A relação inicialmente cordial de Starmer com o presidente deteriorou-se nos últimos meses devido a questões como a guerra no Irã, na qual o Reino Unido não se envolveu.
Em contraste com os erros na frente interna, Starmer foi elogiado pelo seu papel internacional, especialmente na mobilização do apoio europeu para a Ucrânia na sua luta contra a invasão da Rússia, e no trabalho para mitigar a turbulência econômica e política desencadeada pelo conflito no Irã.
as (AP, Lusa, OTS)