Irã diz que países 'iniciaram esforços de mediação'

'Estamos comprometidos com a paz', garantiu presidente Pezeshkian

6 mar 2026 - 09h02
(atualizado às 09h23)

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, disse nesta sexta-feira (6) que "alguns países" iniciaram "esforços de mediação" para conter a guerra no Oriente Médio.

Pezeshkian destacou 'paz' em publicação no X
Pezeshkian destacou 'paz' em publicação no X
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em publicação no X, o mandatário garantiu que Teerã está "comprometida com a paz duradoura na região", mas "não hesitará em defender a dignidade e a soberania de nossa nação".

Publicidade

"Alguns países já iniciaram esforços de mediação", escreveu Pezeshkian, acrescentando que essas tentativas devem ser voltadas "àqueles que subestimaram o povo iraniano e deflagraram esse conflito".

A guerra começou no último sábado (28), quando Estados Unidos e Israel lançaram uma intensa campanha de bombardeios contra o Irã, que respondeu com ataques ao país judeu e a nações do Golfo Pérsico que abrigam bases militares americanas.

O conflito também já chegou no Líbano, após o Hezbollah, grupo xiita apoiado e financiado por Teerã, disparar mísseis e drones contra o território israelense. Nos últimos dias, autoridades iranianas disseram que não havia interesse em negociar com os EUA e que o país está preparado para uma "guerra longa". 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações