Inglaterra anuncia flexibilização das restrições contra Covid: abraços cautelosos

10 mai 2021 - 15h47
(atualizado às 17h50)

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deu sinal verde nesta segunda-feira para abraços cautelosos e para a volta do serviço de bares e pubs após meses de restrições rígidas no Reino Unido, que inicia a nova fase de flexibilização do regime de lockdown na Inglaterra. 

Johnson em visita a Wolverhampton
 19/4/2021   Jacob King/PA Wire/Pool via REUTERS
Johnson em visita a Wolverhampton 19/4/2021 Jacob King/PA Wire/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Johnson confirmou que a Inglaterra pode avançar ao próximo estágio de seu plano de quatro passos para tirar o país do lockdown até o verão do hemisfério norte, enquanto a situação da Covid-19 melhora graças ao andamento do programa de vacinação e às medidas restritivas. 

Publicidade

"Essa flexibilização representa um passo considerável no caminho de volta à normalidade, e estou confiante de que poderemos ir além", disse Johnson em coletiva de imprensa.

"Estamos anunciando o maior passo único em nosso plano, e isso nos permitirá fazer muitas das coisas que estamos ansiosos para fazer há muito tempo."

Com o passo 3, a partir de 17 de maio, as pessoas poderão se encontrar em espaços internos pela primeira vez em meses, em grupos de até seis pessoas, ou duas famílias ao mesmo tempo.

Bares, cafés e restaurantes poderão receber clientes em ambientes internos, também pela primeira vez em meses e submetidos a algumas regras. Outros tipos de estabelecimentos de entretenimento, como cinemas e instalações esportivas, também poderão retomar suas atividades.

Publicidade

Johnson disse que o governo permitirá que famílias e amigos próximos tomem suas próprias escolhas em relação aos contatos sociais, mas pediu que as pessoas não joguem os cuidados ao vento e afirmou que o distanciamento social precisa continuar em locais de trabalho, lojas e restaurantes. 

"Quem quer que seja que eu abrace, posso garantir, será com cuidado e restrição", disse Johnson.

De acordo com dados da Johns Hopkins, o Reino Unido tem o quinto maior número de mortes no mundo por Covid-19, com 127.609 óbitos. Dois terços dos adultos no Reino Unido tomaram a primeira dose da vacina e um terço recebeu as duas doses.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações