Moradores da vila Innaarsuit, na Groenlândia, estão em alerta devido à aproximação de um iceberg gigante, que pode causar ondas gigantes ou danos diretos às habitações, levando autoridades a emitirem avisos e empresas a fecharem preventivamente.
Os habitantes de uma vila na Groenlândia, chamada Innaarsuit, estão em alerta por causa de um iceberg de grandes proporções que tem se aproximado da costa e das moradias dos indivíduos.
Nos últimos dias, as autoridades locais emitiram alertas, uma vez que a massa congelada está em rota de colisão com a vila. Dessa maneira, caso exista contato do iceberg com o vilarejo, as consequências serão imprevisíveis.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Existe a preocupação de haver deslizamento de alguns pedaços de gelo na água, o que poderia ocasionar a formação de ondas gigantes no mar e, deste modo, arrasar a costa. Outro fator que deixa o local em alerta é a possibilidade de um bloco de gelo quebrado cair diretamente na terra, embora essa chance seja um pouco menor.
Cerca de seis mil habitantes vivem em Innaarsuit. O local, inclusive, só pode ser acessado por barco ou avião. A preocupação das autoridades se dá também pelo fato de o iceberg estar parado há aproximadamente uma semana. Geralmente, icebergs costumam se movimentar em poucos dias. Dessa maneira, empresas e estabelecimentos da região fecharam as portas como uma medida cautelosa.