URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Hezbollah diz ter lançado dezenas de foguetes após ataques israelenses

27 mar 2024 - 08h06

O grupo libanês Hezbollah disse que lançou dezenas de foguetes em Kiryat Shmona, uma cidade israelense na fronteira, no início da quarta-feira, em resposta aos ataques israelenses mortais no vilarejo de Hebbariyeh, no sul do Líbano, um dia antes.

Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irã, têm trocado disparos através da fronteira desde que a guerra entre Israel e Hamas eclodiu em Gaza, na maior escalada entre os antigos inimigos desde um conflito de um mês em 2006.

Publicidade

Ambos os lados afirmam que não querem uma guerra total e que estão abertos a um processo diplomático, mas os ataques aumentaram nesta semana após uma pausa nos bombardeios transfronteiriços.

Os serviços de emergência israelenses disseram que um ataque com foguete na quarta-feira matou um operário em Kiryat Shmona, após sinais de alerta na região.

Os paramédicos do serviço de ambulância MDA disseram que o homem foi retirado dos destroços da fábrica com ferimentos graves e foi declarado morto no local.

Pelo menos sete pessoas foram mortas nos ataques israelenses em Hebbariyeh, disseram duas fontes de segurança libanesas à Reuters.

Publicidade

Os ataques israelenses pareciam ter como alvo o centro de emergência e socorro do grupo islâmico no vilarejo, segundo as fontes.

O Hezbollah condenou os ataques a Habbariyeh no início da quarta-feira. Os ataques israelenses no sul do Líbano já mataram mais de meia dúzia de profissionais da área médica e de resgate, de acordo com o Ministério da Saúde do Líbano.

A guerra em Gaza se espalhou para além das fronteiras do enclave, atingindo outras partes do Oriente Médio.

Além das tensões entre Israel e o Hezbollah, aliado do Hamas, os Houthis do Iêmen, alinhados ao Irã, têm atacado navios no Mar Vermelho e em seus arredores, e grupos armados no Iraque, com laços estreitos com Teerã, atacaram bases que abrigam forças dos EUA naquele país.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se