Hackers descobrem falha em WhatsApp e instalam 'vírus'

"Spyware" foi instalado através de chamadas telefônicas

14 mai 2019 - 10h45
(atualizado às 11h10)

Um grupo de hackers encontrou uma falha de segurança no WhatsApp e infectou vários aparelhos de celular com um spyware através de chamadas telefônicas. A própria empresa fez o alerta aos usuários nesta terça-feira (14).

Hackers descobrem falha em WhatsApp e instalam 'vírus'
Hackers descobrem falha em WhatsApp e instalam 'vírus'
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O aplicativo de mensagens instantâneas é um dos mais populares do mundo e acumula 1,5 bilhão de usuários. A empresa acredita que "algumas dezenas" de aparelhos tenham sido atingidos pelo vírus, que foi descoberto no início de maio. O spyware atua captando informações sobre as atividades do usuário na web e ativando as câmeras do celular. Os dados colhidos são enviados para uma terceira pessoa.

Publicidade

"O spyware tem todas as características de uma empresa privada conhecida por colaborar com alguns governos e países para desenvolver ferramentas para espionar ativistas, advogados e jornalistas, além de fazer outros tipos de controles", disse um porta-voz do WhatsApp.

De acordo com a imprensa norte-americana, o spyware teria sido desenvolvido por uma empresa obscura com sede em Israel e chamada "NSO Group".

O WhatsApp informou que a falha, que afetada dispositivos Andoid e Iphones da Apple, já foi corrigida na última atualização do aplicativo.

"O WhatsApp incentiva as pessoas a baixarem a versão mais recente do nosso aplicativo, bem como em manter em dia o sistema operacional do seu telefone para se proteger contra possíveis ataques de segurança", disse a empresa.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações