Grupos palestinos concordam em realizar eleição geral até final de 2018

22 nov 2017 - 20h44

Facções palestinas, incluindo os grupos rivais Hamas e Fatah, concordaram em realizar uma eleição geral até o final de 2018, segundo comunicado conjunto de diversos grupos nesta quarta-feira após conversas no Cairo.

O Hamas e o Fatah assinaram um acordo de reconciliação em outubro em conversas apoiadas pelo Cairo após o Hamas concordar em entregar controle administrativo de Gaza, incluindo a importante travessia fronteiriça de Rafah, uma década após tomar o enclave em uma guerra civil.

Publicidade

Os grupos palestinos no Cairo disseram que irão deixar para o presidente palestino, Mahmoud Abbas, a escolha de uma data final para a eleição geral.

O partido Fatah, apoiado pelo Ocidente, perdeu controle de Gaza para o Hamas, considerado um grupo terrorista por muitos no Ocidente e por Israel, em confronto em 2007. No mês passado, no entanto, o Hamas concordou em ceder poderes em Gaza para o governo de Abbas, apoiado pelo Fatah, em um acordo mediado pelo Egito.

Salah al-Bardaweel, uma autoridade do Hamas envolvida nas conversas, chamou o acordo desta quarta-feira de "vago" e expressou preocupação de o acordo ser incapaz de prosseguir em questões importantes, como suspender sanções impostas por Abbas e assegurar abertura total da travessia entre Gaza e Egito.

As conversas também fracassaram em abordar responsabilidades de segurança em Gaza, que até o momento permanecem nas mãos dos serviços de segurança apoiados pelo Hamas.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se