Governo Trump planeja aumentar papel na ajuda a Gaza, diz mídia

Republicano teria discutido decisão com enviado Steve Witkoff

5 ago 2025 - 18h22
(atualizado em 6/8/2025 às 02h10)

Os Estados Unidos pretendem aumentar significativamente seu papel no fornecimento de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, revelou um relatório do Axios, citando autoridades norte-americanas e israelense, publicado nesta terça-feira (5).

Trump discutiu plano com Witkoff
Trump discutiu plano com Witkoff
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De acordo com a reportagem, o presidente dos EUA, Donald Trump, e seu enviado especial, Steve Witkoff, discutiram esses planos em um jantar na noite passada, após a viagem do representante do governo do republicano a Israel e Gaza.

Publicidade

Uma autoridade americana disse que foi decidido que o governo Trump "assumiria" a ajuda humanitária em Gaza porque Israel não a está administrando adequadamente.

Além disso, informou que países do Golfo, como o Catar, contribuirão financeiramente, enquanto Jordânia e Egito provavelmente também estarão envolvidos.

A fonte americana não especificou qual papel os Estados Unidos realmente desempenharão, mas afirmou que Trump "não está entusiasmado" com a ideia de os Estados Unidos assumirem o controle da situação. No entanto, "em certo sentido, isso precisa acontecer", disse. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações