Jihadistas querem assassinato de Hollande e ataques na França

Grupo islamita ligado à Al-Qaeda convocou muçulmanos a atacarem a França - e matar presidente - em represália às intervenções na África

23 mar 2014 - 20h14
(atualizado às 20h17)
Grupos muçulmanos jihadistas afirmaram que poderão matar presidente francês em represália a intervenções na África
Grupos muçulmanos jihadistas afirmaram que poderão matar presidente francês em represália a intervenções na África
Foto: Reuters

Grupos jihadistas reiteraram o chamado para assassinar o presidente francês, François Hollande, em represália pelas recentes intervenções da França na África, noticiou neste domingo o site de monitoramento do terrorismo SITE.

O al-Minbar Jihadi Media Network, site islamita vinculado à Al-Qaeda, convocou os muçulmanos a praticar ataques na França e contra interesses franceses em qualquer parte do mundo, em apoio aos islamitas da República Centro-africana e do Mali.

Publicidade

O fórum online do site tem 22 mensagens, um vídeo, um artigo e um poema promovendo a campanha contra a França, iniciada neste mês, com convocações para matar Hollande e praticar atentados terroristas no país europeu.

"Convocamos nossos lobos solitários na França a assassinar o presidente" francês, "aterrorizar seu governo maldito e bombardeá-los e assustá-los como apoio às pessoas vulneráveis da República Centro-africana", diz uma mensagem de 9 de março.

"Nem Hollande, nem seus soldados conhecerão a paz na França enquanto os muçulmanos do Mali e da República Centro-africana não puderem viver corretamente em seu país", acrescentou.

"Não é a primeira vez que recebo ameaças", afirmou Hollande dias atrás, em resposta a estes chamados.

Publicidade

A França enviou tropas para o Mali em janeiro do ano passado para expulsar grupos islamitas radicais do norte do país e dispõe de cerca de 2.000 soldados na República Centro-africana.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se